Caminhão do Cidadão realizou 62.386 atendimentos em 2022
Foto-Ariel Gomes
Esse número é 51,4% superior ao ano de 2021
O Caminhão do Cidadão fecha o ano com 62.386 atendimentos realizados, uma média de 5.199 mensais; e 51,4% maior do que o realizado em 2021. Ao longo de 2022, a unidade itinerante da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) percorreu milhares de quilômetros, passou por 117 cidades, em todas as regiões do estado, e emitiu 54.387 documentos de identificação e registro civil, à população em situação de vulnerabilidade social e dificuldade de locomoção.
“O Registo Civil é um documento básico, o primeiro passo para garantirmos a cidadania à população. É um direito do cidadão e um dever do Estado, que observamos com muito zê-lo. Vamos aos distritos e comunidades mais longínquas e necessitadas do Ceará, para levar mais esse serviço ao nosso povo”, destaca a secretária titular da SPS, Onélia Santana. O crescimento de 51,4% nos serviços ofertados pelo Caminhão do Cidadão, acrescenta, é decorrente das adequações e implantação de melhorias nos serviços realizados ao longo do ano.
Nos últimos 12 meses, o Caminhão do Cidadão percorreu 430 bairros, comunidades e territórios indígenas, realizando 284 ações e serviços na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 146, no Interior cearense. As ações são planejadas e realizadas, diariamente pela Coordenadoria de Cidadania da SPS, de acordo com a demanda das próprias comunidades e prefeituras municipais.
Entre os principais serviços ofertados, gratuitamente, estão emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do CPF e da Certidão de Antecedentes Criminais, e orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h30. Ações de Cidadania são realizadas também nas unidades do Vapt-Vupt de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte, e nas casas do Cidadão.
Mais informações sobre os equipamentos e emissões de documentação básica, aqui.
Fonte:https://www.ceara.gov.br