Campanha orienta sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais

Por Guilherme de Andrade

A deputada Gabriella Aguiar (PSD), por meio do projeto de lei de Nº 249/24, está propondo a criação da Campanha Estadual de Conscientização e Combate às Hepatites Virais no Estado do Ceará, a ser realizada anualmente no mês de julho. O objetivo é dar visibilidade à população do Estado acerca das hepatites virais e dos problemas decorrentes delas. 

A iniciativa da parlamentar vai reforçar a campanha “Julho Amarelo”, promovida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covep). Esta ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre as hepatites virais e conta com uma programação especial sobre o tema até o dia 2 de agosto. 

Gabriella Aguiar, médica e geriatra, salienta que as hepatites virais são “doenças sérias que afetam o fígado e representam um desafio para a saúde pública”. Nesse sentido, a fim de ajudar no processo de prevenção, a deputada apresentou o projeto institucionalizando a campanha.

“Estamos propondo que, a cada ano, durante o mês de julho, aconteça a Campanha de Conscientização e Combate às Hepatites Virais. Com a aprovação deste projeto, podemos fortalecer nossa luta pela saúde pública, garantindo uma abordagem eficaz no enfrentamento das hepatites virais. O projeto já está em tramitação na Assembleia e estamos na torcida pela aprovação”, afirma. 

Edição: Clara Guimarães 

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *