Casa dos Contos, em Ouro Preto, já abrigou Casa da Moeda e Correios
Atividades comemorativas destacam a relevância cultural e histórica da criação do Museu da Casa dos Contos, e 240 anos de da construção do monumento histórico
Agência Gov | Via MGI
Inaugurado em 6 de fevereiro de 1974 e administrado pela Superintendência Regional de Administração do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Minas Gerais, a Casa dos Contos de Ouro Preto celebrou, no dia 27/6, os 50 anos da criação do Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, bem como os 240 anos da construção do monumento histórico que abriga o museu.
Fruto de uma experiência que tinha por objetivo levantar e microfilmar a documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro, para salvaguarda e pesquisas, o projeto do Centro de Estudos do Ciclo do Ouro foi idealizado pelo Historiador Tarquínio José Barbosa de Oliveira.
Durante a solenidade que aconteceu na cidade de Ouro Preto, autoridades, representantes da comunidade local e parceiros institucionais se reuniram para uma série de atividades comemorativas, destacando a relevância cultural e histórica do local.
O secretário de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão, Cilair Abreu, destacou a importância do apoio administrativo e orçamentário ao espaço. “Um centro cultural como a Casa dos Contos deve ter todo apoio para continuar sua história. Esse evento hoje coroa um trabalho de um ano e meio, que teve muita dedicação. É um trabalho que deve e será continuado por nós”, declarou.
Leonardo Lopes, gestor da Casa dos Contos, ressaltou a contribuição dos funcionários: “Celebrar 50 anos do museu e 240 de construção do monumento é celebrar cada pessoa que contribui para escrever essa história. Cada palma que construiu esse potente espaço e que o mantém acessível. Agradeço a cada um dos funcionários valorosos. Vocês são os pilares deste museu.”
Programação
Em celebração à Casa dos Contos, foram lançados uma medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil, que operou no local entre 1821 e 1828, e um selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios, que funcionou no espaço de 1897 a 1970. Além disso, uma exposição organizada em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira foi apresentada, exibindo um acervo original de moedas cunhadas em Vila Rica.
A exposição “Mina de Ouro” foi um dos destaques do evento, evidenciando o conhecimento técnico-científico dos povos africanos na mineração, essencial para o desenvolvimento de Vila Rica. O Projeto “Paisagens Pitorescas” do IFMG – Campus Ouro Preto, trouxe uma apresentação em 3D da evolução arquitetônica do monumento, mostrando suas transformações desde 1784.
A programação também incluiu apresentações da Orquestra Jovem de Ouro Preto, da Escola de Música Padre Simões, e uma encenação alusiva ao contexto da inquirição e morte do inconfidente Cláudio Manoel da Costa. Durante o evento, foram revelados resultados parciais do projeto de prospecção arqueológica conduzido em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sobre o uso histórico do espaço.
O evento contou, ainda, com a participação do superintendente Regional de Administração do MGI, Acácio Cândido; do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; e do diretor-substituto do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, Daniel Sombra, representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Sobre a Casa dos Contos
Com a instalação da sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas, em 1972, o imóvel passou a ser chamado “Casa dos Contos”, nome dado a repartições fazendárias portuguesas até a segunda metade do Século XVIII.
O Museu Casa dos Contos mantém o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, importante repositório de documentos históricos dos séculos XVIII e XIX, integrado pela Biblioteca Luiz Camillo de Oliveira Netto, composta por mais de 7 mil exemplares, aproximadamente 2 mil tombados internamente como “obra rara”.
A missão institucional do Museu Casa dos Contos é preservar a memória econômico-fiscal do Ciclo do Ouro e a arquitetura barroca, além de promover as artes e a cultura nacional.
O museu fica na Rua São José, 12, Centro, Ouro Preto, e está aberto à visitação de terça a sábado, das 10h às 16h, e domingo das 10h às 14h. Mais informações sobre o espaço podem ser encontradas nas redes sociais do espaço, em @museucasadoscontos.
E para conferir o projeto “Paisagens Pitorescas”, visite o site: https://www.youtube.com/watch?v=4M4AjQxBzq0