Cinquenta anos do Clube da Esquina é tema do Autores e Ideias
Foto: Reprodução
Os 50 anos do antológico LP “Clube da Esquina”, de 1972, é tema do programa Autores e Ideias, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), desta terça-feira (28/02), às 20h.
Para falar sobre o assunto, o programa recebe a jornalista e biógrafa Chris Fuscaldo, que, ao lado de Márcio Borges, letrista do Clube da Esquina, organiza o livro “De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina”, publicado pela Editora Garota FM Books.
A obra é uma homenagem às cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira e, recentemente, foi eleito o melhor álbum já lançado no País, segundo ranking do podcast Discoteca Básica.
O livro faz um panorama desde o surgimento do LP “Clube da Esquina” até o seu legado nos dias de hoje, passando por histórias e curiosidades das gravações do icônico álbum e do movimento cultural assinado no início da década de 1970 por Milton Nascimento e Lô Borges.
A edição é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.
Uma seção “faixa a faixa”, escrita por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo e outros pesquisadores musicais, também faz parte da obra.
O livro conta ainda com um prefácio e um posfácio, contando como foram as comemorações dos 50 anos do álbum, em 2022, com depoimentos de atores do musical “Os Sonhos Não Envelhecem” e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.
Chris Fuscaldo é pesquisadora musical e jornalista (jornais O Globo e Extra, revistas Rolling Stone Brasil, Outra Coisa, etc.), fundadora e diretora da Editora Garota FM Books. Mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade e imortal da Academia Niteroiense de Letras, é também autora dos livros “Discobiografia Legionária”(2016), “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira”(2018) e “Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior”(2021) e assinou a curadoria do museu virtual “O Ritmo De Gil”, lançado em 2022 no Google Arts & Culture.
A entrevista faz parte da nova temporada do programa, que, este ano, celebra 15 anos no ar e promete movimentar a cadeia produtiva do livro, leitura, literatura e bibliotecas, sempre evidenciado o trabalho legislativo em prol desse segmento que aquece a economia criativa do nosso Estado, além de trazer ao público as entrevistas que são marca registrada do programa com grandes nomes da literatura brasileira e, notadamente, da literatura cearense.
Autores e Ideias é um programa dedicado aos livros e à literatura. Em formato dinâmico e aprofundado, exibe entrevistas com escritores sobre teoria e criação literária. Com produção e apresentação de Lílian Martins, é exibido às terças-feiras, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 23h. Acompanhe também em podcast nas principais plataformas de streaming.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br