Com mais de 24 mil cirurgias realizadas, Hospital Estadual Leonardo Da Vinci completa quatro anos de serviços de saúde

Isabelle Azevedo – Ascom Helv – Texto
Isabelle Azevedo e Luís Valente – Helv – Fotos

Helv completa quatros anos e se consolida no atendimento a cirurgias de média e alta complexidade

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), completa neste sábado (23) quatro anos de cuidado e atenção à saúde da população cearense. O hospital era uma unidade particular e foi requisitado, em 2020 pelo Estado do Ceará para atender à situação de emergência da pandemia da covid-19. Ao longo dos anos, tornou-se referência em cirurgia de média e alta complexidade, somando mais de 24.500 mil cirurgias realizadas até fevereiro de 2024.

Para o diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, o primeiro grande desafio foi o enfrentamento à covid-19. “E ao longo desses outros anos, outro desafio foi identificar qual era realmente o papel do hospital dentro da rede de saúde do estado, qual era o nosso perfil, o que poderia ser melhor para atender a sociedade no cuidado da saúde. No início, tivemos o desafio do mutirão, contribuindo para a redução das filas cirúrgicas de forma eletiva, que tinham ficado suprimidas durante o período da pandemia, e fomos percebendo que temos essa capacidade de responder melhor no cuidado dentro de um perfil cirúrgico”, relembra Teixeira.

O Helv atende pacientes cirúrgicos nas áreas de cirurgia-geral, urologia, otorrinolaringologia (adulto e pediátrico), ortopedia e cabeça e pescoço. Além disso, conta com 59 leitos de UTI, 94 leitos de clínica médica e 82 leitos de clínica cirúrgica. Até fevereiro de 2024, registrou 26.167 internações e realizou 1.549.213 exames laboratoriais, 85.460 exames de imagem e mais de 70 mil internações. “Somos retaguarda para os hospitais do estado, sempre encontrando a melhor forma de a cada dia oferecer o melhor cuidado, a melhor atenção para os nossos pacientes”, ressalta o diretor-geral.

Cuidado

Natural de Tianguá, Antônio Wuandson,17, realizou uma artroscopia de joelho e sonha em voltar a jogar bola

Os números são traduzidos no cuidado a cada paciente e a cada colaborador. Antônio Wuandson Costa, 17, viu o seu sonho de participar dos jogos escolares ser interrompido em 2021, quando rompeu o ligamento do joelho, jogando futsal com amigos. De lá para cá, relata, o joelho ficava falseando. Em 13 de março deste ano, ele foi submetido a uma cirurgia no Helv.

“Eu já tinha perdido as esperanças, depois apareceu a consulta e até a cirurgia não esperei nem dois meses. Agora vou fazer tudo que eu sempre quis, vou aproveitar as coisas que sempre tive vontade. Quero voltar para academia e depois praticar algum tipo de luta”, planeja.

A enfermeira Alice Fernandes é uma das trabalhadoras mais elogiadas na Ouvidoria em 2023

Para a enfermeira da clínica médica, Alice Fernandes de Almeida, que integra há três anos o quadro de profissionais do Helv, o hospital também é sinônimo de cuidado com o trabalhador.

“Fui admitida em meio ao caos de uma pandemia, incertezas e uma realidade nova à minha frente. E em meio a esse caos eu descobri que estava esperando a minha primeira filha. A instituição me acolheu, deu todo o suporte para que tudo ocorresse em paz. Sempre contei com apoio de pessoas que trabalham lado a lado com muita força, esperança e troca de conhecimentos, o que me fez crescer como profissional e pessoa. Cada obstáculo encontrado aqui, no início, agora vejo como degraus que me deixam mais perto de onde quero chegar: uma profissional responsável e comprometida. Agradeço a instituição pelo suporte e por ter sido a casa onde posso exercer o cuidar”, afirma Alice.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, projeta que, para os próximos anos, o objetivo é ser cada vez melhor. “Queremos sempre melhorar para responder às necessidades da população, seja em forma de uma cirurgia segura, em um menor tempo de internação, na melhor reabilitação, na melhor prática. Que o paciente consiga receber o seu cuidado específico da melhor qualidade, dando um retorno para a sociedade de forma segura”, destaca.

Apresentação do Coral do Helv marcou a abertura da Jornada do Conhecimento

Comemorações

A comemoração de aniversário do Helv, foi realizada nos dias 21 e 22 de março, com a Jornada do Conhecimento. Uma exposição sobre a atuação dos diversos setores assistenciais, administrativos e de apoio, que organizam e dão vida ao hospital, foi montada na praça do Piano da unidade. A abertura contou com a participação do Coral Helv, formado por trabalhadores da unidade e homenagem da Ouvidoria aos funcionários mais elogiados de 2023. Já no dia 22 de março, ocorreu o tradicional parabéns.

Fonte da Matéria: Governo do estado do ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *