Comitê de Responsabilidade Social da Alece amplia atuação em 2022

Foto-Reprodução

O Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará encerrou o ano de 2022 com diversas atividades, que contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, norte para a atuação do órgão, criado em junho de 2021.

O setor é composto pelas células de Articulação e Fomento à Cidadania; de Saúde e Segurança do Trabalho; de Sustentabilidade e Gestão Ambiental; de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas; de Humanização e Desenvolvimento Social da Mulher.

Ao longo de 2022, as cinco células promoveram projetos que envolveram servidores da Alece, comunidades do entorno, associações e entidades em variados municípios cearenses, beneficiando a população e multiplicando práticas exitosas dentro da perspectiva sistêmica e de governança.

Para a primeira-dama da Assembleia e líder do comitê, Cristiane Leitão, desde a criação do órgão, todos sabiam da importância de atuar com responsabilidade social na Casa. “Confiamos no trabalho de todos que fazem a Alece, no potencial dos parceiros e no compromisso com o desenvolvimento do Ceará”, enfatiza.

Ela avalia ainda que o trabalho do comitê em 2022 aponta que a atuação “seguiu ampliando os horizontes da Casa Legislativa, conectando o Parlamento cearense a importantes parceiros locais, nacionais e internacionais e, principalmente, abrindo a Casa do Povo à população.”

A idealizadora e líder do comitê explica que são desenvolvidos projetos em diversas áreas, a partir de uma perspectiva sistêmica, fortalecendo a governança, a transparência, a participação e o protagonismo da sociedade na transformação necessária para uma realidade mais justa e fraterna.

“Cada iniciativa só é possível a partir do apoio do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), toda a Mesa Diretora e demais parlamentares, assim como dos servidores da Casa que, de forma dedicada, acolhem e multiplicam as ações e práticas exitosas”, destaca Cristiane Leitão.

Ela salienta ainda que, no ano passado, o Comitê de Responsabilidade Social teve um importante reconhecimento ao trabalho realizado ao ser finalista da 3ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

A Alece foi finalista em duas categorias, Gestão e Atendimento ao Cidadão, contemplando na primeira categoria a implantação da área de Responsabilidade Social e, na segunda, a implantação de ações de saúde mental.

AÇÕES EM DIVERSAS ÁREAS

Em 2022, o comitê promoveu centenas de ações em diferentes áreas e contemplando públicos diversos.

As atividades contam com o trabalho em rede e a parceria com demais órgãos e setores da Alece, como o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Sala do Empreendedor, Corpo de Bombeiros, Inesp, Unipace, entre outros.

Ao longo do ano, o comitê também assinou acordos de cooperação com órgãos e entidades como a Cruz Vermelha Internacional, Senai, Senac, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Entre os destaques de 2022 estão ainda duas iniciativas realizadas pelo comitê e parceiros, que formaram uma rede de solidariedade: as campanhas A Leitura Liberta, que arrecadou 10 toneladas de livros que foram doados ao sistema prisional do Ceará, e Doe Lenços, que recolheu e doou mais de mil lenços para três instituições que tratam pacientes com câncer.

Durante todo o ano de 2022, as células do comitê promoveram ações alusivas a datas, como Dia das Mulheres e Dia das Crianças, além de campanhas com foco na saúde, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Também fizeram parte da programação, ao longo do ano, eventos de prevenção de violência à pessoa idosa, além de palestras, cursos e atividades de sensibilização que abordaram temáticas como alimentação saudável, ginástica laboral, segurança ocupacional, entre outras.

Outras ações de destaque promovidas pelo comitê foram a realização de diversas oficinas e formações com os servidores para a sensibilização para comportamentos sustentáveis, como foi o caso da campanha Lacrou, que arrecadou 292 quilos de lacres de alumínio, doados para a aquisição de cadeiras de rodas, muletas e outros materiais de acessibilidade destinados a diversas instituições, assim como a realização do Cine Alece, evento com exibição de filmes e roda de conversa que contemplou, especialmente, o público jovem de escolas públicas.

Como uma forma de levar informação sobre sustentabilidade para um público maior, a equipe da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental participou de eventos externos como o Mamala Pro Surf, o Festival Mulheridades, o projeto Praia Limpa Otimista, além da 5ª Semana do Mar de Fortaleza.

Fonte:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *