Comitê Gestor: IDT promove encontro para balanço de ações
Ana Clara – Ascom SET – Texto e Fotos
Entre os dias 18 e 19 de dezembro, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) promoveu mais uma reunião do Comitê Gestor da instituição. A atividade aconteceu nas instalações do Sebrae em Fortaleza. Na reta final de 2024, o encontro de diretores, gestores e coordenadores se propôs a fazer um balanço das ações desenvolvidas ao longo deste ano e traçar caminhos para 2025.
Na abertura do evento, o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, fez uma apresentação do cenário das políticas públicas para a geração de renda no Ceará e expôs dados importantes do mercado de trabalho, como os mais de 58 mil empregos criados no estado de janeiro a outubro e a redução da taxa de desemprego, que chega a 6,7%, menor índice da série histórica desde 2014.
“Este é um importante momento para avaliar os resultados e discutir os desafios para 2025. O IDT é o nosso principal parceiro na realização das políticas do trabalho e juntos vamos encontrar as estratégias necessárias para avançar ainda mais, ampliando o emprego e a renda para população”, destaca o secretário Vladyson Viana.
A programação contou ainda com as apresentações de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
Após uma passagem pelos resultados de áreas como o Seguro-Desemprego e a Intermediação de Profissionais e de Serviços Autônomos, o presidente do IDT, Raimundo Angelo, fez uma reflexão sobre o ano de trabalho e suas articulações institucionais, e finalizou com uma projeção para os desafios futuros. Entre os destaques, as parcerias para a execução de ações do eixo de Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome, e dos programas VaiVem Trabalhador e Virando o Jogo.
“Estamos em um momento próspero, tendo em vista nossas parcerias e projetos em desenvolvimento. Além disso, somos uma instituição consolidada em nossa área de atuação, com gestores que dão respostas às metas estabelecidas e equipes empenhadas, que trabalham incansavelmente para garantir aos cearenses mais oportunidades de trabalho digno”, ressaltou o presidente do órgão.
Fonte: Governo do estado do Ceara