Comitiva do Sebrae de Rio Grande do Norte visita Sala do Empreendedor da Alece
Por Ana Vitória Marques
Alece recebe comitiva do Sebrae do Rio Grande do Norte – Foto: José Leomar
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Sala do Empreendedor, recebeu uma comitiva do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (02/04). O objetivo da visita foi conhecer o trabalho realizado pelo órgão da Alece, conduzido em parceria com o Sebrae Ceará.
Inaugurada em 13 de Dezembro de 2021, a Sala do Empreendedor da Alece foi a primeira dentro de uma Casa Legislativa no Brasil, e conquistou, já em 2023, o Selo Sebrae Ouro de Referência em Atendimento. O coordenador-geral do equipamento, deputado Alysson Aguiar (PCdoB), destacou a satisfação em relação ao pioneirismo da Alece.
“A gente fica muito feliz em receber nossos amigos e amigas potiguares para conhecer um pouco desse trabalho. É fundamental que a gente incentive movimentos como esse e eu defendo que a Sala do Empreendedor não só ajude os pequenos empreendedores a abrir o seu negócio, mas também acompanhe esse negócio, porque isso é fundamental para que você tenha sucesso no seu negócio”, disse.
O coordenador da Sala do Empreendedor da Alece, Lucas Aquino, falou sobre as iniciativas e parcerias. Entre as atividades realizadas pelo espaço estão: Atendimento ao Microempreendedor Individual, como formalização e regularização do negócio; capacitação e consultoria em conjunto com órgãos parceiros (Sebrae, Ceará Credi e a Procuradoria da Mulher – PEM); e fomento às feiras, possibilitando o engajamento de empreendedores para comercialização de suas mercadorias e formação de redes.
“Apesar de termos um trabalho recente, a Sala do Empreendedor da Alece é uma iniciativa inovadora no Brasil e pioneira entre as Casas Legislativas e, em pouco tempo, já se tornou uma referência, o que faz com que outras Salas de Empreendedores no País venham aqui conhecer para espalhar as boas práticas”, explica.
Lucas Aquino ressaltou ainda o modelo de gestão do órgão: “a gente já participou de eventos em mais de quarenta municípios aqui no estado do Ceará, sobretudo por meio da parceria com a PEM, com o Donas de Si. Nesse programa vamos ao interior do Ceará incentivando o empreendedorismo feminino realizando palestras de capacitação financeira. Isso acaba sendo uma grande atuação, no sentido de incentivar o empreendedorismo não só aqui em Fortaleza, mas também em outros municípios.”
Representando a primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, a orientadora da Célula de Fomento à Cidadania e ao Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), Luana Brasileiro, mencionou o trabalho articulado da Sala com a Célula e com setores privados, como a Universidade de Fortaleza (Unifor).
“São ações que reúnem parceiros como a Sala do Empreendedor, o Comitê de Responsabilidade Social, parceiros privados como a Universidade de Fortaleza, que fazem com que nós tenhamos realmente um êxito e seja exemplo de uma casa onde ultrapassa, e muito, os seus fins primários, que é só de legislar e fiscalizar”, citou.
O propósito da visita de realizar o intercâmbio e compartilhamento de boas experiências foi reforçado pelo representante do Sebrae Ceará, Pedro Silva, que citou ainda que o Sebrae tem parceria com 160 Salas do Empreendedor distribuídas em diversos municípios do Ceará.
“O que existe, principalmente aqui na Alece, são bons projetos de atendimento a empreendedor individual, aos empreendedores locais, fazendo com que os serviços que são prestados sirvam de referência para esses agentes que vêm aqui conhecer e também ter a oportunidade de compartilhar isso no seu âmbito local, na sua região”, acrescentou.
Ao todo, 30 agentes de desenvolvimento e quatro consultores estiveram presentes no encontro e puderam conhecer também as instalações do espaço no Anexo III da Alece. Representando o Sebrae RN, o analista de políticas públicas Thales Fernandes salientou a escolha de visitar o órgão da Alece.
“Temos esse espaço como uma referência por estar dentro da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Isso nos deu uma certa curiosidade de conhecer o trabalho e de absorver as boas práticas. A gente aprende com quem está fazendo e está dando certo e levamos para replicar também”, comentou.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Sala do Empreendedor, acesse a página do órgão.
Edição: Lusiana Freire
Fonte da matéria: Assembleia Legislativa do Ceara