Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece promove 3º Mutirão de Espirometria
Por Vandecy Dourado/com Assessoria
Departamento de Saúde e Assistência Social – Foto: Bia Medeiros
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, na próxima quinta-feira (15/02), a terceira edição do Mutirão de Espirometria, exame que mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. Os atendimentos serão realizados no 1º andar do Anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), das 8h às 16h, para servidores, seus dependentes e comunidade do entorno da Alece.
Com objetivo de investigar e monitorar doenças respiratórias, o exame de espirometria, também conhecido como exame do sopro, é indicado para avaliar a capacidade pulmonar do paciente. O serviço gratuito conta com auxílio de equipes das células de Enfermagem e de Clínica Médica do DSAS e será realizado em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim.
A iniciativa de promoção à saúde da Alece demonstra o compromisso do Parlamento cearense com ações que repercutem diretamente na melhoria da qualidade de vida do servidor, seus dependentes e comunidade do entorno, conforme detalha o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.
“Compreendemos que as ações de prevenção, proteção, promoção e recuperação da saúde fortalecem a relação entre o Parlamento e a sociedade. Nesse sentido, o Departamento disponibiliza equipes de excelência comprometidas com o atendimento de qualidade, contribuindo com ações efetivas que impactam positivamente na saúde e bem-estar dos pacientes com problemas pulmonares”, afirma o diretor do DSAS.
Ao todo, serão ofertadas de 40 a 50 vagas, respeitando os critérios definidos pela equipe de profissionais da saúde. “Indivíduos a partir dos 40 anos, pessoas com comorbidade, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), pessoas afetadas pela Covid-19, fumantes, ex-fumantes, usuários de fogão a lenha e trabalhadores que lidam com substâncias tóxicas, como amianto, verniz, tinta e cola de marceneiro”, informa a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio.
A profissional alerta ainda para os procedimentos necessários que o usuário deve tomar antes da realização do exame. “É recomendável que o paciente venha bem alimentado. Contudo, precisa evitar café, chá, refrigerante, chocolate, álcool e cigarro, caso seja fumante. O usuário de broncodilatador precisa suspendê-lo por, pelo menos, um dia. Pacientes hipertensos e diabéticos podem fazer uso normal de suas medicações”, adverte.
Odete conclui destacando a importância da campanha para a saúde dos pacientes. “Trata-se de um exame com alta demanda pela rede pública e de alto custo pela rede particular, motivo pelo qual obtivemos intensa procura nos mutirões anteriores”, destaca.
Em razão do número limitado de vagas, o DSAS disponibilizou dois telefones de contato, por onde os interessados poderão fazer o cadastro e tirar outras dúvidas sobre o atendimento. Os números são: (85) 3277-3767 ou (85) 3277-3780.
Edição: Clara Guimarães
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br