Desempenho feminino na advocacia do Ceará é ressaltado em sessão solene na Alece
Por Vandecy Dourado
– Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (15/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia da Mulher Advogada, celebrado desde o ano de 2016 em todo o território nacional. A iniciativa atendeu a requerimento da deputada Juliana Lucena (PT) e foi subscrita pelas deputadas Larissa Gaspar (PT), Lia Gomes (PDT), Dra. Silvana (PL) e pelo deputado Marcos Sobreira (PDT).
Presidindo a mesa da solenidade, a deputada Juliana Lucena (PT), que é advogada, destacou que a homenagem às mulheres advogadas fortalece a busca por direitos iguais na advocacia, celebra o desempenho feminino no âmbito profissional no Estado e contribui para o protagonismo da mulher.
“Convido a todos nós a refletir sobre o que podemos fazer para apoiar e promover a igualdade de gênero na advocacia. Vamos nos comprometer a criar ambientes inclusivos, onde as mulheres advogadas possam prosperar e alcançar todo o seu potencial”, defendeu.
Ao nomear as homenageadas, a deputada enalteceu a trajetória de cada uma para a promoção de espaços ocupados pelas mulheres na advocacia. “Neste dia especial, devemos homenagear as advogadas que desafiaram barreiras e estereótipos, contribuindo significativamente para a evolução da profissão. Elas têm sido agentes de mudança, inspirando não apenas suas colegas, mas toda uma geração de juristas”, ressaltou.
Christiane do Vale Leitão, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), agradece homenagem – Foto Máximo Moura
Na oportunidade, dez advogadas foram homenageadas com certificados durante a sessão solene. São elas: Janine Chaves Coelho Guerreiro, Ana Sávia de Andrade Moura, Isabela Veras Brito, Marília Dantas Abrantes Lira de Carvalho, Francisca Cleuba Lemos Rodrigues, Vladia dos Santos Mamede, Daniele Pimentel de Oliveira, Emilly Alves Bezerra, Roberta Duarte Vasques e a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Christiane do Vale Leitão.
Em vídeo enviado aos presentes na homenagem, o deputado Marcos Sobreira (PDT) cumprimentou as homenageadas e destacou o projeto de lei, ainda em discussão, que prevê a defesa das prerrogativas dos advogados cearenses no desempenho da sua profissão.
“O advogado cearense deve ter sua prerrogativa respeitada, livre acesso ao cliente e a qualquer instituição, pois, quando o advogado e a advogada são respeitados, o jurisdicionado, aquele que mais importa, aquele que se socorre no momento de dificuldade da advocacia, tem o seu direito corrigido”, destacou o parlamentar, que também é advogado.
Em nome do grupo de mulheres que recebeu a honraria da Casa, Christiane do Vale Leitão enalteceu a contribuição da OAB Ceará na construção de um ambiente mais inclusivo e justo para as mulheres advogadas.
“Sobre a sua batuta, a OAB Ceará tem empreendido enormes ações em prol da paridade de gênero, da valorização da profissão e da luta pelas prerrogativas da advocacia. Sua sensibilidade e comprometimento têm sido fundamentais para os avanços que testemunhamos: uma obra coletiva, para além de suas finalidades estritamente corporativas”, explicou.
Para a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade, a advogada cumpre papel primordial para a garantia da democracia. “Não há democracia sem dignidade para as mulheres e não há acesso à justiça sem dignidade para as mulheres advogadas”, disse.
Além da deputada Juliana Lucena, da secretária estadual, Raquel Andrade, e da vice presidente da OAB- CE, Christiane do Vale Leitão, fizeram parte da mesa a chefe de gabinete do deputado Marcos Sobreira, Aline Bezerra; o conselheiro federal da OAB-CE, Hélio Leitão, e o vereador de Fortaleza Léo Couto (PDT).
Edição: Clara Guimarães
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br