Dia do Missionário Cearense é celebrado em solenidade na Alece

 – Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (05/10), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Missionário Cearense. A solenidade atendeu a requerimento da deputada Dra. Silvana (PL).

A data é celebrada oficialmente em 27 de setembro, de acordo com a Lei Estadual nº 17.295/2020, de autoria da deputada Dra. Silvana e coautoria do eX-deputado Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

De acordo com a deputada, no dia 27 de setembro de 1882, em frente à Praça dos Mártires, na cidade de Fortaleza, foi ministrado o primeiro culto evangelístico no Estado após a chegada do casal americano De Lacey Wardlaw e Mary Wardlaw.

“Em menos de um ano, estavam sendo batizados os primeiros cearenses convertidos ao protestantismo. Foi formada assim a primeira congregação protestante do Ceará, em 6 de agosto de 1890, que se tornaria a Igreja Presbiteriana de Fortaleza, em 1898”, pontuou a parlamentar.

“Na noite de hoje, a gente deve aplaudir de pé todos os missionários cearenses, que deixam literalmente tudo para trás e que saem pelo mundo todo levando a semente do evangelho, passando muitas vezes por necessidades”, completou.

O deputado estadual Alcides Fernandes (PL) falou sobre o trabalho desenvolvido pelos missionários cearenses.

“Todos vocês que serão homenageados hoje serão também laureados e coroados pelas mãos do senhor Jesus Cristo, pois são vocês que levam o evangelho de Deus para todos os cantos do mundo, muitas vezes chorando, com muita dificuldade, mas sempre honrando a sua pátria. Obrigado por levarem a palavra de Deus para as regiões mais longínquas, com o intuito de recuperar almas para Jesus”, salientou.

Ao todo, 15 instituições missionárias foram homenageadas com certificados durante a solenidade.

Pastor Eliaquim Rodrigues de Sousa ressalta suas vivências como
Missionário – Foto: Marcos Moura

O Pastor Eliaquim Rodrigues de Sousa, representante da instituição Missão Ceifas e de todos os homenageados da noite, falou sobre as suas experiências enquanto missionário, tendo passado por vários países africanos levando a palavra de Deus.

“Iniciei minha caminhada sendo pastor em Iguatu. Apesar de todas as graças alcançadas sendo pastor, ardia dentro de mim o desejo de realizar missões. Eu não estava satisfeito sendo apenas pastor. Por isso, Deus me tirou de lá e me levou para outros países como São Tomé e Príncipe, Angola, Gabão, Guiné Equatorial, levando sempre a obra de Deus e missionária. E em todos esses lugares vi a divina proteção de Deus em minha vida. Não foi fácil, eram países pobres, mas com uma necessidade muito grande de Deus, pois era um povo que não o conhecia”, salientou.

O deputado federal Jaziel Pereira (PL/CE) destacou a importância de homenagear os missionários que, segundo ele, serão recompensados com as graças de Deus. “Todos vocês que estão aqui hoje são amados de forma muito especial pelo senhor Jesus e todos receberão recompensas valiosas. Para todos vocês que , muitas vezes, abrem mão de estar com suas famílias e amigos para servir a Deus, saibam que a benção é 100%, pois o senhor cuida de cada um”, pontuou.

O pastor José Valter da Silveira Filho, representante da secretaria de Missões da Assembleia de Deus do Estado do Ceará (Semadec), falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos missionários cotidianamente.

“Acredito que muitos por aí não sabem o que um missionário faz. Todos nós aqui sabemos que o evangelho não é glamour, não é poder. O evangelho que os missionários levam é simples e humilde, porque Jesus foi simples e humilde enquanto aqui viveu. Os missionários são pessoas que têm consciência da sua missão, não importa se atravessam a sua rua ou o oceano. Para muitos, a sua missão é maior do que a sua própria vida, mesmo sabendo que irão enfrentar dificuldades”, assinalou.
 

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *