DSAS orienta sobre cuidados no período do Carnaval
Por Lincoln Vieira/com Comunicação Interna
Médico Túlio Osterne – Foto divulgação
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresenta algumas orientações para o período do Carnaval, que acontece de 10 a 13 de fevereiro.
Conforme o médico Túlio Osterne, orientador da Célula de Clínica Médica do DSAS, é necessário que os foliões tenham atenção especial com a alimentação e, principalmente, a hidratação.
É importante ainda, segundo ele, não desviar o foco do equilíbrio, da segurança e da saúde no Carnaval, para que esse período seja bem aproveitado. “Reforçamos a importância da hidratação, de modo a evitar problemas renais, bem como os cuidados com a ingestão de alimentos que podem se estragar mais rapidamente por conta do atual clima quente”, acrescenta.
Duas questões chamam a atenção durante o período carnavalesco: a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o combate ao uso indiscriminado de bebidas alcoólicas. De acordo comTúlio Osterne, esses dois problemas devem ser combatidos o ano inteiro, mas, na época do Carnaval, é necessário que se intensifiquem as campanhas para que os foliões e a população em geral redobrem a atenção com a saúde.
“É importante que as pessoas aproveitem o Carnaval com segurança, equilíbrio e responsabilidade. O uso dos métodos de prevenção das ISTs, como os preservativos, não deve se esquecido”, afirmou o médico. Eficazes na prevenção de sífilis, herpes genital, hepatites virais, HIV, entre outras infecções, os preservativos podem ser retirados gratuitamente em qualquer um dos 118 postos de saúde de Fortaleza. Em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, Túlio Osterne pontua que deve ser feito de maneira comedida e responsável.
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br