Equipe da Cexat Centro faz treinamento em Atendimento Ágil

Vanessa Alves, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas – Ascom Sefaz – Texto
Layla Galvão – Sefaz – Fotos

A unidade fazendária é a terceira a receber a capacitação

Na manhã desta quarta-feira (7/8), a Coordenadoria de Atendimento de Execução (Coate), em parceria com a Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), promoveu, na Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) Centro, o treinamento em serviço “Atendimento Ágil – 1° Módulo SAC”. O evento buscou melhorar a qualidade do atendimento prestado na unidade, bem como disseminar entre gestores e atendentes as melhores práticas e as ferramentas disponibilizadas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O momento teve como facilitadores a supervisora do Núcleo de Atendimento Virtual (Nuavi), Roxane Rios, e o servidor lotado na Célula de Atendimento (Ceate) Roberto Severiano. O fazendário mostrou as funcionalidades do SAC tanto da perspectiva do contribuinte como do atendente. Também foram discutidas sugestões propostas na ocasião e respondidas dúvidas.

Além disso, Roxane Rios apresentou os indicadores de satisfação NPS (Net Promoter Score) relativos ao SAC, serviço que, segundo a pesquisa da Coate, teve 76% do total de notas classificadas como promotoras (7 a 10). Já em relação às notas detratoras (0 a 6), foi exibida uma análise do motivo gerador delas e um plano de ação destinado a melhorar os serviços que receberam essas pontuações. Conforme a servidora, “com as avaliações das notas, não queremos apontar erros, mas resolver os problemas, melhorar o Atendimento Ágil e promover uma ascensão ainda maior da Sefaz-CE”.

O encontro foi o terceiro do módulo 1, o qual ainda será ministrado na Cexat Parangaba e, em duas ocasiões, virtualmente. “Neste treinamento, usamos as horas de capacitação dos servidores, a fim de direcioná-los para a melhoria dos serviços prestados. A segunda iniciativa trabalhará monitoramento e fiscalização. Já a terceira será sobre ITCD [Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação]”, pontuou Roberto Severiano. Os treinamentos são organizados pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), integrante da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep).

Referência nacional

“Estamos hoje dentro do Profisco III [terceira edição do Programa de Apoio à Gestão Fiscal do Brasil]. Estados como Espírito Santo, Sergipe e Mato Grosso estão vindo nos visitar e ficam encantados com a plataforma que desenvolvemos”, destacou Roxane Rios. Ela também abordou a expectativa de treinamentos contínuos relativos ao Atendimento Ágil e de ampliação de funcionalidades da plataforma.

Participando do momento, o orientador da Cexat Centro, Expedito Junior, expressou satisfação em receber a equipe da Coate para tratar do Atendimento Ágil. “A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará tem se destacado em atendimento. Antes, somente um atendimento de uma baixa cadastrada de uma empresa poderia demandar três a quatro horas. Hoje, com apenas um clique, é possível efetivar ou solicitar baixa e a Secretaria vai analisar se necessita auditar a empresa”, afirmou o gestor. Ele classifica como avanço irreversível o fato de ser cada vez menos necessário o deslocamento dos cidadãos até as unidades da Sefaz para a resolução de demandas.

SAC e Atendimento Ágil

Implementado em setembro de 2023, o Atendimento Ágil visa facilitar o acesso dos contribuintes aos serviços e simplificar a navegação no site do órgão, por meio de inteligência artificial, experiência personalizada do usuário para acompanhamento do status das solicitações realizadas e busca virtual por sistemas e informações úteis.

O SAC no Fisco estadual é um canal disponibilizado pelo Governo do Estado do Ceará para permitir que os cidadãos acessem o portal da Sefaz e solicitem atendimento para obter respostas a dúvidas relacionadas a questões fiscais, tributárias e outros assuntos de administração fazendária. Pode ser acessado da seguinte forma: Portal de serviços da Sefaz-CE (https://portalservicos.sefaz.ce.gov.br/sefazCeara/home) > Atendimento > Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Fonte: Governo do estado do Ceara

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