Estudantes de escolas da Parquelândia e José Walter visitam a Assembleia
Alunos da Escola Santo Afonso conversam com deputado Renato Roseno durante visita à Alece – Foto: Júnior Pio
A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/08), 50 alunos do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Santo Afonso, do bairro Parquelândia, em Fortaleza. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
O deputado Renato Roseno (Psol), que recebeu os jovens no Plenário 13 de Maio, explicou sobre o funcionamento do Poder Legislativo e as suas atribuições. “Nós somos representantes políticos da sociedade, cabendo a nós elaborar leis e fiscalizar o Poder Executivo. A Assembleia é uma Casa diversa e por aqui passam propostas governamentais de extrema importância, como a definição de orçamentos, por exemplo”, destacou o parlamentar.
Em seguida, os alunos visitaram as diversas instalações da Casa e participaram de palestra sobre o papel do Parlamento no regime democrático.
Alunos da Escola Polivalente Modelo de Fortaleza conhecem a Alece – Foto: José Leomar
No turno da tarde, a Alece recebeu a visita de 20 estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Polivalente Modelo de Fortaleza, do bairro José Walter, acompanhados de duas professoras e uma acompanhante de aluno com espectro autista.
O estudante Luan Pietro, do 2º ano do ensino médio, classificou a visita como inovadora. Para ele, a biblioteca chamou a atenção pelos livros raros disponibilizados ao público. Ele destacou ainda as instalações do Plenário 13 de Maio e o Memorial Pontes Neto por contar a história do Legislativo e da política nacional e estadual. “Foi o que mais fiquei surpreso, foi inovador”, pontuou.
A colega Elana Maria, também do 2º ano do ensino médio, definiu a visita como grandiosa. Ela disse que a biblioteca “foi um paraíso para ela”. “Eu achei muito interessante. Descobri que tem acesso ao público sem intervalo de almoço, então gostei muito”, reforçou.
Já a professora de Artes da escola, Selma Helena, ressaltou que conhecer as dependências da Alece contribuiu para explorar um conhecimento que não é possível em sala de aula. “É importante sair da escola para conhecer um lugar como esse”, salientou.
Na ocasião, além do Plenário 13 de Maio, os alunos que estiveram na Alece tanto pela manhã como à tarde conheceram o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.
O grupo de alunos da manhã foi acompanhado pelos professores Rômulo Coelho Neto e Josiane Rodrigues, além da equipe do Memorial, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo. No turno da tarde, foram recebidos por Edna Camarço, Clea Menezes, Edna Pontes, Marcela Loiola, Eveline Freitas, Ligia Farias, Sávio Batista e Rodolfo Farias.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br