Exposição “Imagens que Ardem” segue até sexta-feira na Alece
Por Ariadne Sousa/ com Comunicação Interna
– Foto: Pedro Abuquerque
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), segue, até a próxima sexta-feira (07/02), com a exposição itinerante “Imagens que Ardem”. A mostra está disponível na sede da Casa e aberta ao público externo.
A exposição, do Museu da Fotografia em parceria com o Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), conta com fotos icônicas da coleção do Instituto Paula e Silvio Frota, que registram o período da Ditadura Militar (1964/1985). Além disso, o espaço apresenta o papel da fotografia como dispositivo de documentação e representação, com testemunhos de profissionais como Evandro Teixeira, Juca Martins e Orlando Brito.
Por meio de 50 fotografias do acervo do Museu, que revelam tempos e histórias dolorosas da época, “Imagens que Ardem” é uma descrição aguda e pessoal da Ditadura Militar. Por meio dela, é possível ver as relações imaginárias entre o real que a foto mostra e o que o sujeito viveu.
Foto: Máximo Moura
EXPOSIÇÃO “PLENÁRIO 13 DE MAIO”
Continua aberta ao público a exposição “Plenário 13 de Maio – A Reconstrução da História”, também sob responsabilidade do Malce e que retrata o momento em que a sala de sessões da Alece sofreu um incêndio, no dia 20 de junho de 2024. A mostra detalha ainda as fases da reconstrução e reinauguração das instalações, ocorrida em 6 de novembro do mesmo ano.
De acordo com Paulo Roberto Nunes, coordenador do Memorial, a exposição fotográfica deverá se estender por todo o ano de 2025, permitindo a visitação de alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio que participam do programa “O Parlamento e Sua História”.
Ao todo, são cerca de 40 fotografias produzidas pelos fotógrafos Junior Pio, Máximo Moura, Paulo Rocha, José Leomar e Pedro Albuquerque, que integram a equipe da Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, mostrando desde as consequências do incêndio até a restauração completa do ambiente. As fotografias seguem disponíveis no site da Alece.
Paulo Roberto Nunes explica que a mostra procura abordar as três etapas do fato: o incêndio, as consequências e a reconstrução do Plenário. “Procuramos demonstrar a força, a resistência, a resiliência, a capacidade para o trabalho e o respeito à democracia, bem como a reconstrução, no sentido de continuar construindo um futuro melhor para a nossa sociedade”, afirma.
SERVIÇO
Exposição “Imagens que Ardem”
Em exibição até 7 de fevereiro de 2025
Local: Sede da Alece. Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (entrada pela portaria da Rua Barbosa de Freitas).
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará