Fortaleza ganha duas novas Farmácias Polo nos bairros Damas e Bonsucesso

Agora, Fortaleza conta com 18 Farmácias Polo, ampliando o acesso da população aos seus medicamentos

Sarto destacou que as Farmácias Polo são responsáveis pela entrega de 137 medicamentos, entre básicos e especializados, conforme a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) (Foto: Marcos Moura)

O prefeito José Sarto inaugurou, nesta quarta-feira (06/09), duas novas Farmácias Polo. Os equipamentos estão localizados nos postos de saúde Gothardo Peixoto Figueiredo Lima, no bairro Damas, e Mariusa Silva de Souza, no Bonsucesso. A ampliação havia sido anunciada no último mês de abril, como parte do pacote de requalificação e investimentos na saúde básica de Fortaleza.

Sarto destacou que as Farmácias Polo são responsáveis pela entrega de 137 medicamentos, entre básicos e especializados, conforme a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). O prefeito também comentou sobre o projeto Farmácia Viva, presente no posto de saúde Gothardo Peixoto Figueiredo Lima.

“É uma entrega simultânea, além dessa farmácia no bairro Damas, há também uma nova no Bonsucesso. São 137 itens, com medicamentos básicos e especializados. Tudo isso é parte do nosso pacote da saúde básica anunciado em abril, com ele nós já contratamos 91 médicos, já entregamos seis unidades básicas reformadas e estamos planejando o maior concurso público da saúde na história de Fortaleza”.

“Aqui nessa unidade do bairro Damas, temos ainda um diferencial, a Farmácia Viva. São hortas com plantas medicinais que já têm sua eficácia comprovada. É um recurso natural fantástico”, concluiu o prefeito.

Com as inaugurações, a atual gestão já entregou três novas Farmácias Polo, como parte do pacote de investimentos, anunciado em abril, que tem como meta nove novos equipamentos deste modelo. Agora, Fortaleza conta com 18 Farmácias Polo, ampliando o acesso da população aos seus medicamentos.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração das Farmácias Polo os vereadores Raimundo Filho, Professor Eloi, Josivan Clube, Dummar Ribeiro e Celia Maia. Também estiveram presentes os secretários Galeno Taumaturgo e Natália Rios.

Farmácias Polo

“A diferença de uma Farmácia Polo para a farmácia básica é a presença, além dos medicamentos de uso contínuo, dos fármacos especializados. O que o prefeito Sarto está fazendo com a ampliação das Farmácias Polo é fornecer mais locais de acesso à população e também um maior leque de medicamentos disponíveis”, informou Galeno Taumaturgo, secretário municipal da Saúde (SMS).

Para ter acesso aos medicamentos na Farmácia Polo é preciso apresentar documento de identificação com foto, original ou fotocópia autenticada, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prescrição médica vigente. A fim de facilitar o acesso da população e garantir a transparência da informação, a listagem completa dos medicamentos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pode ser acessada no Canal Saúde.

Em 2022, nas 15 Farmácias Polo existentes à época, a Prefeitura de Fortaleza realizou a entrega de mais de 120 milhões medicamentos, gratuitos à população fortalezense, contabilizando uma média de 130 mil atendimentos por mês. Já em 2023, de janeiro a agosto, foram cerca de 120 milhões de medicamentos.

Somente na Farmácia Polo do posto Benedito Artur de Carvalho, entregue em junho deste ano, primeira do pacote de requalificação, foram mais de 590 mil medicamentos entregues, até o começo deste mês.

Fortaleza é pioneira na transparência do estoque de medicamentos

Prezando pelo bem estar dos fortalezenses, a Prefeitura sai à frente no quesito transparência e já disponibiliza, no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, o estoque de 54 medicamentos, com os locais e as quantidades disponíveis. O objetivo é motivar pacientes a darem continuidade aos seus tratamentos.

Na Capital, o acesso ao estoque de medicamentos de uso contínuo iniciou em junho deste ano, antecedendo a sanção da Lei Federal nº 14.654, em 23 de agosto, que obriga as farmácias que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) a disponibilizarem informações sobre sua reserva de medicamentos, a partir de fevereiro.

Outro destaque é que, conforme a lei, a atualização dos estoques deve ocorrer quinzenalmente, e Fortaleza já realiza de forma online, com acesso por meio de aplicativo. O planejamento municipal é auxiliar os pacientes que fazem tratamento a localizarem seu medicamento de forma ágil.

Conforme a SMS, órgão responsável pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza, além dos 54 medicamentos já disponibilizados, novos devem ser incluídos nos próximos meses, ofertando mais acesso para aos seus tratamentos medicamentosos.

Fonte da matéria:https://www.fortaleza.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *