Governo do Ceará cria Comitê Técnico de Políticas Culturais para a população LGBTI+
João Pedro Guedes – Ascom Casa Civil – Texto
Jeny Sousa – Secult Ceará – Fotos
Evento também entregou o certificado Luis Palhano Loiola para entidades e organizadores de Paradas da Diversidade no estado
O Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, 28 de junho, ficou marcado, em 2024, por mais uma conquista para os cearenses por meio do Governo do Estado. Foi criado, nesta sexta-feira (28), o Comitê Técnico de Políticas Culturais para a população LGBTI+. A solenidade, comandada pela vice-governadora Jade Romero, aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Fortaleza.
Jade Romero destacou o compromisso do Governo do Ceará com um estado cada vez mais plural. “Estamos aqui para reforçar o compromisso do Governo do Estado com o Ceará da diversidade. É sempre importante salientar a criação de ações e políticas públicas em prol deste sentido para todos os cearenses. Acredito bastante que possamos criar uma sociedade que almejamos, com dignidade para todos”, disse.
Mitchelle Meira ressaltou o momento histórico e toda a luta pela garantia de direitos para a população LGBTI+. “Não podemos utilizar outra palavra para o que está acontecendo nesta sexta que não seja histórico. É uma felicidade imensa. Seguiremos lutando pelos direitos da população LGBTI+ em todo o estado. Gostaria de agradecer pelo apoio de todas as secretarias, do Governo do Ceará, por essa conquista tão importante. O que queremos é um Ceará de amor, paz, diversidade”, comentou.
O Comitê Técnico de Políticas Culturais para a População LGBTI+ significa um passo importante para a institucionalização de políticas culturais que atendam e valorizem a diversidade sexual e de gênero no Ceará.
Gecíola Fonseca, titular da Secretaria da Cultura (Secult), lembrou a participação há anos do órgão em busca de um Ceará para todos. “Hoje, estamos aqui, ao lado de diversas secretarias, celebrando um momento histórico. É uma alegria imensa para nós lançar este Comitê. Não é de hoje que a Cultura traz essa bandeira e participa dessa luta em prol da diversidade em todo o Ceará”, pontuou.
Entrega de certificados
Durante o evento, também foi entregue o certificado Luís Palhano Loiola, homenagem às entidades e organizadores de Paradas da Diversidade do Ceará, reconhecendo o trabalho e dedicação na promoção dos direitos e visibilidade da população LGBTI+.
“Isso é um verdadeiro reconhecimento para esses guerreiros e guerreiras que fazem acontecer eventos tão importantes em todo o Ceará”, complementou a secretária Mitchelle Meira.
Fonte: Governo do estado do Ceara