Hemodinâmica do HRVJ realiza quase três mil procedimentos em dois anos
Joelton Barboza – Ascom HRVJ – Texto e fotos
O setor realiza também implantação de marcapasso, faz arteriografias e cirurgias vasculares
Prestes a fazer dois anos no próximo dia 16 de maio, o setor de Hemodinâmica Cardiológica do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, já contabilizou 2.782 procedimentos até o mês de março. Além de angioplastias, o setor realiza também implantação de marcapassos, faz ainda arteriografias, cirurgias vasculares e cateterismo.
Sentindo dores no peito, Maria Siqueira, 76, moradora de Senador Pompeu, procurou ajuda médica. Após regulação, ela foi indicada a fazer um cateterismo e também uma angioplastia. Na última quinta-feira (18), ela retornou ao ambulatório para avaliar o quadro de saúde.
Muito alegre e sorridente, a agricultora aposentada, que estava acompanhada da filha, destacou a boa estadia na unidade antes, durante e após o procedimento. “Fui muito bem recebida e bem tratada por todos. Não tenho nada do que reclamar”, lembra. Maria segue sendo acompanhada na unidade.
Maria Siqueira, 76, moradora de Senador Pompeu, realizou cateterismo no HRVJ
Atendimento ambulatorial
O médico cardiologista do HRVJ, Gustavo Araripe, elenca alguns pontos pertinentes que o ambulatório proporciona ao paciente cardiopata, como por exemplo o acompanhamento do uso correto da medicação antiagregante plaquetária que evita a trombose, principalmente no primeiro ano após a angiopatia. “A importância do retorno ambulatorial neste primeiro ano é de grande importância para orientação sobre alimentação saudável, retorno às atividade habituais, laborais e prática de atividade física. Após um ano, caso o paciente esteja estável e assintomático, poderemos avaliar a alta ambulatorial e acompanhamento nas unidades básicas de saúde de sua região”, explica.
Fonte: Governo do estado do Ceara