Importância do tratamento precoce da cardiopatia congênita é defendida em solenidade

Foto: Marcos Moura

Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta segunda-feira (12/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em alusão ao Dia da Cardiopatia Congênita.

A deputada Marta Gonçalves (PL), que propôs a solenidade, afirmou que esse é “um dia mais propício para refletirmos do que para comemorarmos. Precisamos que todas as crianças tenham a mesma oportunidade de viver e isso ocorrerá quando todos tiverem acesso ao diagnóstico e ao tratamento precoce.”

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados o Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança), representado pelo diretor-financeiro da entidade, Dr. Rigoberto Amorim Tavares; o cirurgião cardiovascular, fundador do Incor Criança e chefe da Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do Hospital do Coração de Messejana, Dr. Valdester Cavalcante Pinto Júnior; o cirurgião cardiovascular e diretor-geral do Incor Criança, dr. Waldemiro Carvalho Júnior; a cardiopediatra e coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital do Coração de Messejana, Dra. Klebia Magalhães Pereira Castello Branco; e a criança cardiopata Pedro Correia de Melo Lopes.

Falando em nome dos homenageados, Rosete Lopes Lopes – mãe da criança homenageada, Pedro Correia Lopes – disse emocionada ser grata ao trabalho dos profissionais que atuam no tratamento da cardiopatia congênita. “Quando olho para meu filho e o vejo sorrindo, falando mamãe, é gratidão e amor demais. Só tenho a agradecer”, comentou.

Já o fundador do Incor Criança, Dr. Valdester Cavalcante Pinto Júnior, falou sobre o trabalho desempenhado pela instituição há quase 20 anos e lembrou que ela foi criada a partir da “percepção de um grupo de médicos, enfermeiras e pais de crianças”. “Em razão da ausência de assistência na sua plenitude (a crianças cardiopatas), surgiu a ideia de criar uma associação que hoje é uma instituição filantrópica para atender essas crianças e acolher suas famílias”, relembrou. O médico também ressaltou o papel desempenhado pelo Hospital do Coração de Messejana no atendimento a esses pacientes.

Valdester Cavalcante defendeu ainda que haja uma rede de atenção mais descentralizada que permita identificar essa enfermidade nos bebês ainda durante a gestação, a fim de permitir a detecção precoce e o tratamento em tempo hábil. “A gente não tem como esperar e, se não manejar adequadamente esses bebês, eles chegam já tardiamente e a gente perde a oportunidade de devolver a vida na sua plenitude”, esclareceu.

Também estiveram presentes na mesa da solenidade o diretor-geral do Incor Criança, Dr. Waldemiro Carvalho Júnior; a coordenadora do Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital do Coração de Messejana, Dra. Klebia Magalhães Pereira Castello Branco; e o diretor-financeiro do Incor Criança, Dr. Rigoberto Amorim Tavares.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *