Luta das pessoas com Síndrome de Down é celebrada em solenidade

Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, na tarde desta terça-feira (21/03), no Plenário 13 de Maio, para celebrar o Dia Mundial da Pessoa com Síndrome de Down. 

De acordo com a deputada Marta Gonçalves (PL), requerente da solenidade, “é muito importante lembrar que a sociedade é que tem que se adequar às pessoas com deficiência e não elas se adequarem à sociedade”. Para isso, ela defendeu mais inclusão e empatia e lembrou que o gabinete dela é composto por pessoas com deficiência. “O maior inimigo da inclusão é a desinformação”, alertou. 

O deputado De Assis Diniz (PT), subscritor do requerimento, afirmou que “a síndrome exige paciência, tolerância, compreensão, mas, antes de tudo, muito amor”. O parlamentar defendeu a inclusão na sociedade por meio da empatia, diálogo e conscientização. “Temos a necessidade de superarmos barreiras e construir a convivência (…) pautada no respeito, na igualdade e na fraternidade”, ressaltou. 

Já a primeira-dama da Alece e presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, Cristiane Sales Leitão, informou que o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), deu entrada em um projeto de indicação que prevê reserva de vagas nas contratações do poder público estadual para pessoas com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Ela ainda apresentou o trabalho realizado pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi),que atende crianças com Síndrome de Down e TEA. “A rotina é intensa e é possível ver a cada dia as conquistas das crianças, respeitando as particularidades de cada uma e acolhendo as famílias parceiras”, comentou ela, que elogiou o trabalho desempenhado pela equipe multidisciplinar do Centro. 

Para a mãe de uma criança com Síndrome de Down atendida no Ciadi, Erismar Moreira da Silva, é um orgulho fazer parte da instituição. “Gostaria de agradecer a todos que fazem parte da família Ciadi. Tenho orgulho de ter entrado nessa família grandiosa e acolhedora”, afirmou. 

O prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves, destacou que “este momento é de extrema importância para que todos nós possamos aqui trocar experiências”. Ele ainda detalhou o trabalho feito no Município, por meio do Departamento de Inclusão, que centraliza o atendimento de crianças com deficiência para encaminhamento nas áreas de saúde e educação; do Núcleo de Atendimento Municipal Especializado (Name), que presta um atendimento multiprofissional em saúde; e das salas de Integração Sensorial e de Estimulação Precoce.  

O servidor da Alece e pai de uma filha de 24 anos com Síndrome de Down, Domingos Sávio Tavares Timbó, falou sobre a emoção em acompanhar a homenagem realizada em plenário. Ele ainda relembrou todas as dificuldades já enfrentadas e as conquistas alcançadas nesse período. 

E o escritor Victor Diniz, representando as pessoas com Síndrome de Down, agradeceu pela homenagem prestada pelo Parlamento cearense. “Sou um cidadão guerreiro, um cearense e nordestino representando vocês”, disse. 

Durante a solenidade, foram entregues 32 certificados de homenagens a pessoas e instituições. Pela primeira vez, o papel de cerimonialista da solenidade foi realizado por uma pessoa com Síndrome de Down, Levi Pimenta Justi. 

Foram realizadas ainda apresentações culturais no evento. A primeira foi uma apresentação do cantor Waldonys com Matheus Gabriel Santana Malheiro, portador de Síndrome de Down, que interpretaram juntos a canção “Sonho de Ícaro”. “Eles podem sonhar tudo, podem sonhar e realizar”, comentou Waldonys. A outra apresentação  foi uma encenação de “Ursinho Pimpão”, feita por Alexandre e Gabriela, atendidos pelo Núcleo de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência do Município de Eusébio (Namme).

Estiveram também na mesa da solenidade os deputados Lia Gomes (PDT) e Antônio Granja (PDT); e o promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Hugo Frota Magalhães Porto Neto. A sessão contou ainda com a presença das deputadas Jô Farias (PT) e Juliana Lucena (PT), de pessoas com Síndrome de Down, de familiares e de representantes de instituições e órgãos públicos.  

SOBRE A DATA 

O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado em 21 de março. A data é de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as demais pessoas. Oficialmente, esse dia é reconhecido pelas Nações Unidas desde 2012.

A síndrome de Down é uma alteração genética descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1866, referiu-se a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *