Mulheres no Parlamento destaca ações da Assembleia no Setembro Amarelo

O programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1), desta quinta-feira (28/09), destaca as principais ações realizadas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em conjunto com o Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), durante o Setembro Amarelo. O balanço das atividades é realizado durante o quadro Conversa de Mulher, em entrevista com a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales.

No quadro “O Que Elas Fazem no Parlamento”, serão apresentadas as principais ações das deputadas estaduais do Ceará. Na última segunda-feira (25/09), foi realizada uma sessão especial do Plenário 13 de Maio em homenagem aos 33 anos de existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A sessão foi proposta pela deputada Luana Ribeiro (Cidadania) e com apoio das parlamentares Larissa Gaspar (PT), Gabriella Aguiar (PSD) e Juliana Lucena (PT). Várias personalidades e instituições foram homenageadas na ocasião. 

O programa traz ainda a sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, realizada na segunda-feira (25/09). A solenidade foi proposta pela deputada Marta Gonçalves (PL), que na cerimônia reiterou o compromisso com a acessibilidade. A deputada Emilia Pessoa (PSDB) também esteve presente no evento e defendeu a necessidade de debater sobre a inclusão como forma de mudar a sociedade e zerar o preconceito e a discriminação.

Na terça-feira (26/09), a deputada Lia Gomes (PDT) apresentou um projeto de indicação nº  575/23 que tem como objetivo estabelecer a isenção da taxa de emissão de segunda via da identidade civil para pessoas travestis e transexuais que desejam realizar a retificação de nome e gênero. No dia último dia 20, foi instituído o Dia Estadual do Combate à LGBT+fobia no Ceará. A proposta é de autoria da deputada Lia Gomes, em coautoria com a deputada Larissa Gaspar e o deputado Guilherme Bismarck (PDT).

Com produção e apresentação da jornalista Silvana Ximenes Frota e edição de imagens de Samuel Frota, e apoio do estúdio de César Ceppi e Erick Campelo, o programa Mulheres no Parlamento vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h30min com reprise aos domingos, às 18hs, pela TV Assembleia (canal 31.1), pela TV por assinatura na NET/Claro (canal 11); Multiplay (canal 30) e Brisanet (canal 48). Em Sobral, no canal 31.1 e em Juazeiro do Norte, canal 7.3, e ainda no YouTube da TV Assembleia.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br/noticias

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *