Mulheres no Parlamento destaca ações de combate à fome lançadas pela Alece

Foto: Reprodução

O programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1), destaca, nesta quinta-feira (02/03), conjunto de ações a serem desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e pelo Comitê de Responsabilidade Social da Casa, para minimizar a vulnerabilidade alimentar no Estado.

Um das ações será a promoção de atividades educativas para o trabalho e renda com foco nas mulheres e jovens, além de uma discussão detalhada sobre a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará, de 2011, com análise dos instrumentos previstos e avaliação da necessidade de novos avanços.

Outra iniciativa da Casa, segundo anunciou o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), será a votação de um projeto de lei que autoriza Assembleia a adquirir e doar kits de cozinhas comunitárias, de modo a fortalecer as unidades produtoras de refeição reconhecidas pelo Governo do Estado. A criação da Comissão de Proteção Social e Enfrentamento à Fome, presidida pela deputada Larissa Gaspar (PT), é uma das pautas do programa Mulheres no Parlamento. A parlamentar dará mais detalhes sobre como o colegiado vai contribuir para combater a fome no Estado.

A produção traz ainda os detalhes do lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, de iniciativa da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), intitulada “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

No quadro O que Elas Fazem no Parlamento, tem destaque a sessão especial que celebrou os 91 anos do voto feminino. A solenidade homenageou a primeira mulher prefeita de Fortaleza e ex-deputada estadual Maria Luiza Fontenele; a ex-ativista política Rosa da Fonseca (in memoriam); a farmacêutica Maria da Penha, que dá nome à lei que protege as mulheres de violência doméstica; a ex-deputada e primeira-dama de Boa Viagem, Maria Dias Cavalcante, fundadora da Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Ceará (APDM), e a primeira mulher a governar o Ceará, a ex-governadora Izolda Cela.

Com produção e apresentação da jornalista Silvana Frota e edição de imagens de Samuel Frota, o programa Mulheres no Parlamento vai ao ar às quintas-feiras, a partir das 20h30. A reprise é aos domingos, às 18h, pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br/noticias

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *