Nova edição da Revista Plenário Alece aborda artesanato e gestão de Evandro Leitão

Por Giovanna Munhoz

 Foto: Reprodução

Os desafios, técnicas e a arte das rendeiras cearenses são destaques importantes na 70ª edição da revista Plenário Alece. O material especial, além de contar histórias de vida, ressalta a relevância do trabalho artesanal e a importância de valorizar a arte cearense. 

Segundo Dídio Lopes, editor adjunto da publicação, a matéria de capa registra ainda as principais técnicas de renda do Estado: bilro, labirinto, filé e tenerife. “Essa reportagem conta histórias de mulheres na preservação desse artesanato, principalmente porque, segundo elas, os jovens não estão mais interessados nesses trabalhos manuais”, explicou.

A revista, que agora conta com conteúdo extra em formatos multimídia, apresenta uma entrevista exclusiva com o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT), que teve sua gestão marcada pelo diálogo, compromisso com a transparência e ações inovadoras. 

Durante o bate-papo, o parlamentar aborda os desafios e as conquistas do Poder Legislativo durante sua gestão. Entre elas estão as ferramentas on-line que disponibilizam para a sociedade todo o fluxo de transparência da Assembleia Legislativa. 

Classificada como a quarta Casa Legislativa com maior índice geral de transparência pública, segundo o ranking da Transparência Internacional Brasil, a Alece é também nível Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNPT) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Dídio Lopes ressaltou ainda que nesta edição, a revista Plenário Alece aborda questões ambientais através dos sistemas agroflorestais existentes na região do Cariri. A alternativa sustentável alia a produção de alimentos à preservação ambiental. “Nessa matéria há o QR Code com o webdocumentário, produzido pelo Núcleo de Projetos Especiais Revista Alece em conjunto com o Núcleo de Mídias Digitais da Alece”, informou.

A revista Plenário Alce conta também sobre a história e a reconstrução do Plenário 13 de Maio, por meio daqueles que foram mais impactados com o incêndio ocorrido em junho deste ano. 

“A falta de saneamento básico também foi um dos temas abordados nesta edição. A revista Plenário Alece abordou como a falta desse serviço impacta principalmente as mulheres que convivem com essa problemática. Já na área da saúde, o leitor pode conferir dois temas bastante sensíveis: o Alzheimer e a fibromialgia”, acrescentou Dídio Lopes.

A equipe da revista Plenário Alece é composta pelos jornalistas Abílio Gurgel, na editoria geral; Adriana Thomasi e Dídio Lopes na editoria adjunta; Ana Lúcia Machado, Dídio Lopes, Fátima Abreu, Jackeline Sampaio, Marina Ratis e Suely Frota na reportagem; Carmen Ciene na revisão; Alessandro Muratore e Alice Penaforte na diagramação, projeto gráfico e tratamento de imagens; e os fotógrafos Dário Gabriel, José Leomar, Paulo Rocha, Junior Pio, Bia Medeiros, Marcos Moura e Máximo Moura. Confira aqui a nova edição da revista.

Edição: Lusiana Freire

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *