Prefeito em exercício assina ordem de serviço para construção de novo prédio escolar no Antônio Bezerra
A construção da unidade receberá investimento total de R$ 9.634.874,98, por meio de parceria entre Secretaria Municipal da Educação (SME) e da Infraestrutura (Seinf)
Foto:Foto: Marcos Moura
O prefeito em exercício Élcio Batista assinou, nesta quinta-feira (16/03), a ordem de serviço para construção do novo prédio da Escola Municipal Joaquim Nogueira, no bairro Antônio Bezerra. A sede da unidade escolar será construída no mesmo terreno, após a demolição das edificações antigas, em uma área de 3.290,21 m². Como destacou Élcio, a construção da unidade se enquadra num conjunto de melhorias da educação municipal de Fortaleza.
“Esta é uma revolução na cidade de Fortaleza que se iniciou com a construção de Escolas de Tempo Integral, mas, para além delas, nós temos reformado as antigas escolas de Tempo Parcial e entregado novas creches com alto padrão. Além disso, temos valorizado os profissionais para que tenhamos cada vez mais uma melhor educação. Em 2012, Fortaleza amargava o penúltimo lugar estadual no Spaece, e hoje nós somos referência nacional na implementação do Tempo Integral e, entre as capitais, lideramos o ranking entre os estudantes do 6º ao 9º ano”, frisou Élcio Batista.
“A educação é um desafio, além de fornecer o conhecimento às pessoas, temos também outras dimensões. Em 2013, o parque educacional de Fortaleza estava praticamente abandonado em termos de estrutura e de proposta pedagógica. Em uma década, com os trabalhos da gestão anterior e do prefeito Sarto, Fortaleza pode ser reconhecida nacionalmente por sua qualidade”, complementou a secretária da educação (SME), Dalila Saldanha.
A construção da unidade escolar, executada por meio de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), receberá investimento total de R$ 9.634.874,98, provenientes de recursos municipais. A expectativa é que o novo prédio da escola esteja pronto no primeiro semestre de 2024.
Similar à estrutura das ETIs do Município, a escola contará com salas de aulas, laboratórios, biblioteca, Sala de Inovação Educacional, cozinha, refeitório, auditório, diretoria, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, pátio com projeto paisagístico e depósitos. A unidade receberá ainda uma quadra poliesportiva coberta e vestiários, cuja licitação está em andamento. Samuel Dias, titular da Seinf, comentou que a obra se enquadra num grande pacote de reforma das escolas municipais de Fortaleza.
“Essa obra faz parte de um programa nosso, junto com a Educação, de reforma de prédios antigos do parque escolar. O prefeito Sarto se comprometeu a reformar mais de 200 unidades que tinham estruturas antigas e inadequadas. No caso desta escola, a reforma era tão grande que precisamos de um novo prédio. Nosso objetivo é dar mais estrutura e condições para que os estudantes tenham melhor aprendizado, mudem suas realidades e para que também possam mudar a realidade dos bairros mais carentes de Fortaleza”, comentou o secretário.
Os alunos da unidade escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, passarão a ser atendidos na nova Escola Municipal de Tempo Integral José Carlos de Oliveira Neto, localizada no mesmo bairro, que já está em funcionamento e será inaugurada em breve.
Além do prefeito em exercício Élcio Batista e dos secretários Samuel Dias e Dalila Saldanha, participaram da assinatura da ordem de serviço o secretário Teka Lenz e o vereador Veríssimo Freitas.
Fonte da Matéria:https://www.fortaleza.ce.gov.br