Prefeito Sarto entrega 21º Centro de Educação Infantil da gestão no Jangurussu

Esta é a décima unidade inaugurada somente este ano. Ao todo serão 50 novos CEIs até 2024

Foto: Alex Costa

O prefeito José Sarto entregou, nesta quarta-feira (21/09), o Centro de Educação Infantil (CEI) Pedro Ferreira Mesquita, localizado no Residencial Luiz Gonzaga, no Jangurussu. Com atendimento do berçário ao Infantil 3, o novo equipamento beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade.

Como informou o prefeito Sarto, esta é a décima unidade de educação infantil entregue pela gestão municipal somente neste ano e a segunda neste mês de setembro. Durante a inauguração do equipamento, a Prefeitura de Fortaleza também lançou os projetos Sementinha e Selo Escola Amiga do Meio Ambiente.

“A alegria é dupla, pois além de ser o décimo CEI deste ano, hoje, no Dia da Árvore, também estamos lançando projetos ambientais nas escolas. Com a ampliação da rede, já são 3.548 crianças recebidas pelos CEIs. Ao todo, serão 12 unidades até o final do ano e 50 até o final da gestão, todas com berçário e Sala de Inovação”, frisou Sarto.

Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), também celebrou a expansão da Rede Municipal de Ensino. “Há um esforço conjunto para realizarmos as metas do plano de governo do prefeito Sarto. Com a parceria da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), já entregamos 21 CEIs desde o início da nova administração, e serão 50 até 2024, gerando 10 mil vagas de ensino”, relatou a secretária.

De acordo com o secretário da Regional 9, Paulo Henrique Lustosa, a inauguração do novo CEI complementa as políticas habitacionais do Jangurussu, trazendo maior cidadania e qualidade de vida à comunidade. “O Residencial Luiz Gonzaga foi o maior empreendimento Minha Casa, Minha Vida – Entidades do Brasil. Uma dívida que o poder público tinha com essas comunidades era a oferta de serviços de assistência, educação e saúde. Portanto, é uma alegria inaugurar um espaço como este”, comentou.

Com a entrega do novo equipamento de ensino, a Prefeitura contabiliza 21 novos CEIs inaugurados na gestão do prefeito Sarto – nos bairros Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo, Luciano Cavalcante, Aracapé, Bonsucesso e Vila União. Outras 13 unidades estão em construção em diversos bairros da cidade.

Bárbara Nascimento, mãe do Arthur Bernardo matriculado no Infantil III do CEI Pedro Ferreira Mesquita, pontuou que a nova unidade escolar traz maior segurança para as mães do Residencial Luiz Gonzaga. “Sou moradora do Luiz Gonzaga. Estou achando um máximo, tanto estrutura da escola, quanto as professoras são maravilhosas. Como as crianças passam o dia aqui, eu e as outras mães podemos ir trabalhar com tranquilidade”.

Investimentos e infraestrutura

O equipamento teve investimento total no valor de R$ 3.338469,32, sendo os recursos oriundos exclusivamente do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu R$ 176.180,01

A infraestrutura do CEI é composta de berçário, Sala de Inovação e Tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium.

Sala de Inovação e Tecnologias

A Sala de Inovação e Tecnologias na Educação Infantil é um espaço de referência na unidade escolar organizado em ilhas de tecnologias diversificadas voltadas para apoiar o desenvolvimento e o interesse das crianças, a partir de um currículo para a primeira infância, tendo como arcabouço as tecnologias aliadas à proposta curricular da Educação Infantil.

No espaço, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.

Fonte:https://www.fortaleza.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *