Prefeitura de Fortaleza possui mais de 200 obras em andamento e deve iniciar mais 120 em 2023
Foto-Marcos Moura
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da realização de mais uma reunião do secretariado municipal, iniciou o ano com a definição das principais metas e ações para 2023. Conforme o balanço atualizado da gestão detalhado nesta quinta-feira (09/02), durante o evento no Hotel Gran Mareiro, há um total de 200 obras em andamento, outras 120 devem ser iniciadas ainda este ano.
José Sarto, prefeito de Fortaleza, celebrou o avanço das obras de infraestrutura na cidade e destacou que 97% delas estão sendo realizadas em áreas mais vulneráveis da cidade, um investimento de R$ 945 milhões.
“São 200 obras em execução, incluindo Areninhas, Escolas de Tempo Integral, pavimentação e saneamento, entre outras. Nosso foco é investir na periferia da cidade, como fizemos esta semana, dando ordem de serviço para uma nova etapa do Proinfra no Conjunto Palmeiras. Serão quase 12 mil famílias impactadas. Esse é o resultado de uma política ousada de investimentos, que dá bons resultados na educação, na infraestrutura e acessibilidade da capital”.
Sarto também frisou que o cumprimento do plano de governo segue avançado e informou algumas das prioridades para os próximos dois anos de gestão. “Em pouco mais de dois anos, já concluímos 64% do nosso plano de governo. Nós avançamos principalmente em áreas muito importantes como Educação, Saúde e Infraestrutura. Além disso, temos grandes projetos para entregar: a requalificação da Praia de Iracema, indo do antigo Boteco até o Poço da Draga; o Proinfra do Conjunto Palmeiras, com quase 52 milhões investidos em saneamento, drenagem e pavimentação. Temos também o novo Gonzaguinha da Messejana para ser entregue e a requalificação do Frotinha no mesmo bairro. Nossa prioridade é diminuir desigualdades, incluindo a periferia, as mulheres e os jovens ao promover cidadania”, concluiu.
Outras 120 obras devem ser iniciadas ainda neste terceiro ano de gestão, lideradas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). A maior parte dessas intervenções estão concentradas nas regiões periféricas da Capital, incluindo serviços de drenagem e pavimentação, a exemplo da urbanização de 55 ruas do bairro Conjunto Palmeiras 2, assinada pelo prefeito José Sarto no último dia 06 de fevereiro.
As obras fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra) e já estão em andamento no Barroso, Jangurussu (comunidades Jagatá, Maria Tomásia e Sítio São João), Mondubim, Aracapé, Presidente Vargas, Caça e Pesca, Genibaú, São Miguel (Curió), Comunidade Portelinha, Comunidade 3 de Junho, Lagoa do Mondubim, Siqueira (Marrocos), Comunidade 7 de Setembro e Av. Cônego de Castro.
O Programa, considerado o maior investimentos da história da cidade, também já beneficiou moradores dos bairros Canindezinho (65 ruas), Pedras (33 ruas) e comunidade Renascer, no bairro Paupina (45 ruas).
“A Prefeitura tem priorizado investimentos em infraestrutura social. São urbanizações de ruas que tinham histórico de alagamentos e acúmulo de lama. Do total de obras, 140 devem ser entregues ainda este ano, entre estas obras de urbanização social e entregas de escolas e creches. Destaco ainda, ainda na área de urbanismo, a nova Praia de Iracema, que receberá requalificação igual a que a Beira-Mar passou”, comentou Samuel Dias, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Contemplando esses novos projetos para 2023, a gestão irá construir o Cuca do Vicente Pinzón e 45 Escolas Areninhas, requalificar 15 Areninhas, implantar 17 novos Centros de Educação Infantil (CEI), 10 Escolas de Tempo Integral (ETI), construir seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de dar início à urbanização da Praia de Iracema, Lagoa do Opaia, Parque Zoobotânico do Passaré (2ª etapa), Parque Rachel de Queiroz (trecho 3 e 4), dentre outras intervenções.
Já por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), estão sendo realizadas 71 obras, dentre elas, 49 praças e areninhas, ampliação de jazigos e ossários no Cemitério Bom Jardim, reforma do Mercado São Sebastião, manutenção do Centro Cultural Belchior, requalificação da Rua dos Tabajaras e mais sete obras em equipamentos da Saúde. Por sua vez, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) também conta com nove obras de trabalho social em andamento este ano.
Balanço 2022
Somente no segundo ano da gestão do prefeito José Sarto, foram entregues 60 novas obras, tendo atualmente, mais 140 em execução, todas com entregas previstas para o ano de 2023. Os investimentos em infraestrutura, em 2022, foram de R$ 376 milhões, com ações que beneficiam bairros das 12 Regionais de Fortaleza, com obras de educação, mobilidade, infraestrutura viária, saúde, esporte e lazer, trazendo mais desenvolvimento, mobilidade e melhoria na qualidade de vida dos fortalezenses.
Além das obras de infraestrutura, a gestão entregou, também, 12 novos Centros de Educação Infantil, quatro Escolas de Tempo Integral, duas novas Escolas de Tempo Parcial, dois equipamentos do projeto Escola Areninha e a requalificação de outras sete escolas municipais.
Dalila Saldanha, titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), relatou o investimento da atual gestão em educação já apresenta resultados positivos na alfabetização e socialização das crianças de Fortaleza.
“Fortaleza lidera a cobertura nacional no percentual de estudantes em regime de tempo integral. A meta do prefeito José Sarto, para a Educação Infantil, é ampliar para 100% a cobertura da modalidade até 2024. Em números absolutos, também temos destaque, estando no 4° lugar nacional. Nas Escolas de Tempo Integral e Centros de Educação Infantil, as crianças tem acesso a cinco refeições diárias e disciplinas que auxiliam na construção de um plano de vida e no protagonismo jovem”, relatou.
Na área da Saúde, a Prefeitura de Fortaleza construiu e entregou o novo Hospital Gonzaguinha do José Walter, que possibilitou a ampliação de leitos e garantiu o ganho no número de atendimentos.
A revitalização e urbanização da orla e parques urbanos também foram destaques nesta gestão que entregou para a cidade o Parque Rachel de Queiroz, o Parque Ecológico do Passaré, a nova Beira-Mar, o projeto Beira-Rio e a Praça Sagrado Coração de Jesus.
Pensando na mobilidade e nos usuários do transporte público, Fortaleza ganhou, ainda, dois novos terminais de ônibus, um no bairro José Walter e o outro no Centro da Cidade, ao lado do parque Cidade da Criança, espaço que também foi restaurado pela Prefeitura de Fortaleza.
Para a juventude, foram entregues oito novas Areninhas e o novo Cuca Pici, espaço voltado para a capacitação profissional, cultural e esportiva, com infraestrutura adequada para atender aos jovens de toda a cidade.
A cidade também avançou na promoção do microempreededorismo, gerando mais emprego e renda nos últimos dois anos. Como destacou Rodrigo Nogueira, secretário municipal de desenvolvimento econômico (SDE).
“Fortaleza é, atualmente, a cidade que mais capacita no Brasil. Lideramos também o ranking do Caged em ampliação de empregos. Nosso objetivo é se superar ainda mais, bater nossos próprios recordes. Esses resultados são possíveis graças ao olhar cuidadoso do prefeito José Sarto com o microeempreendedor. As pessoas que passam pela gente nos nossos programas, como o Fortaleza Capacita e o Nossas Guerreiras, muitas vezes além da capacitação, da renda e do emprego, consegue também fazer a economia circular e contratar novas pessoas para seu negócio”, celebrou o secretário.