Procon Alece realiza ação educativa em alusão ao Dia do Cliente

Por Juliana Melo/Lincoln Vieira/ com Comunicação Interna

 Chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, entrega Código à consumidora – Foto: Paulo Rocha

Comemorado no último domingo (15/09), o Dia do Cliente foi celebrado, nesta terça-feira (17/09), pelo Procon da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), órgão de promoção à cidadania que tem atribuições de orientar, proteger e defender o consumidor.

Para reforçar a importância da data e levar informações, as pessoas que procuraram o órgão nesta terça-feira foram contempladas com um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a chefe do Procon Alece, Valéria Cavalcante, a ação fortalece as orientações que o órgão já faz em seu trabalho diário. 

Ela destaca também que o atendimento tem o intuito de fazer com que as pessoas consigam se sentir à vontade para apresentar suas demandas. “As pessoas que nos procuram muitas vezes chegam aqui preocupadas, tensas, em virtude da demanda que trazem. Por isso, nossos atendentes fazem também um trabalho psicológico, tranquilizando e orientando a melhor forma de resolver a questão”, explica.

Cabeleireira Ana Maria Costa elogia serviço prestado pelo Procon Alece – Foto: Paulo Rocha 

A cabeleireira Ana Maria Costa disse que já usou os serviços do Procon Alece mais de uma vez. “Na primeira, tive problema com cartão, e agora uma cobrança indevida. Sempre fui muito bem atendida por todos, com rapidez e gentileza”, pontua.

Para Ana Maria, a ação de entregar o Código foi muito positiva. “É importante que a gente tenha consciência de quais são os nossos direitos”, enfatizou. A empreendedora Karina Rodrigues tem a mesma opinião. Ela compareceu ao órgão para uma audiência e destacou o ambiente agradável e a boa recepção que teve. “É a primeira vez que venho ao Procon Alece. Tive necessidade do serviço, liguei, agendei e estou aqui para resolver, tudo muito rápido e eficiente”, elogia.

COMPROMISSO COM O CONSUMIDOR

Somente em 2024, o Procon Alece já realizou mais de 4 mil atendimentos, tento índice de solução de 90% das demandas trazidas pelos consumidores resolvidas por intermédio do órgão.

“Temos o formato presencial, que é marcado pelo site ou via e-mail. Quando o cliente é atendido no balcão, damos até 10 dias para a resolução da demanda. Caso não haja acordo nesse período, é marcada uma audiência entre o fornecedor e o consumidor”, ressalta Valéria Cavalcante

Ela informa ainda que já existe também um convênio com o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). “Quando o caso não é resolvido no âmbito do Procon Alece, enviamos parecer ao Decon”, esclarece. 

SERVIÇOS 

A chefe do Procon Alece destaca que um dos serviços prestados ao cliente é a abertura de reclamação. O consumidor registra a queixa junto ao órgão, em seguida, o Procon entra em contato com a empresa por meio de “linha direta” para solucionar o conflito. “Se não houver efeito, vamos enviar uma carta à empresa reclamada. Se não resolver, vamos enviar por e-mail para realizar a audiência entre você e a empresa para tentarmos fazer uma conciliação”, afirma. 

O Procon ainda oferece o serviço de cálculo revisional. Nesse processo, o cliente pode solicitar a análise de juros considerados abusivos, que, após uma audiência de conciliação entre o consumidor e a empresa, podem ser reduzidos ou retirados. “Nós trazemos ao Procon a empresa prestadora do serviço para negociarmos os juros e, muitas vezes, a cobrança diminui consideravelmente em uma conciliação”, garante Valéria Cavalcante.

O Procon Alece também expandiu sua atuação por meio de parcerias com as câmaras municipais e universidades, para ampliar os atendimentos e encaminhar as demandas dos consumidores. Conforme o presidente do órgão, deputado Fernando Hugo (PSD), o Procon possui convênio com 15 municípios do interior. São eles: Amontada, Banabuiú, Bela Cruz, Brejo Santo, Canindé, Cascavel, Fortim, Horizonte, Icapuí, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Morrinhos, Porteiras, Redenção e Viçosa do Ceará. 

Há também unidades conveniadas que se encontram em Fortaleza, como na Unicatólica, na Universidade de Fortaleza (Unifor) e no Centro Universitário Estácio do Ceará. 

PROCON ALECE 

O órgão conta hoje com 65 funcionários e realiza aproximadamente 1.500 atendimentos e 231 consultas diariamente. Para fazer o atendimento presencial, o cliente deve levar identidade; CPF; comprovante de endereço; fatura, no caso de serviços; nota fiscal e ordem de serviço, no caso de produtos. Caso seja um representante do consumidor, é necessária a documentação de ambos e a procuração. 

O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Pontes Vieira, 2.348, no 3º andar do anexo III da Alece, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, no bairro Dionísio Torres, Fortaleza. 

O atendimento presencial é agendado pelo site https://procon.al.ce.gov.br/, em seguida, o cidadão deve clicar em Serviços. Também é possível fazer a reclamação por e-mail, pelo endereço eletrônico https://procon.al.ce.gov.br/atendimento/reclamacao-por-email, no qual o usuário pode detalhar o seu caso e enviar os documentos relacionados à situação.

Para tirar dúvidas sobre os direitos do consumidor estão disponíveis o telefone (85) 3277-3800/3801 ou o e-mail proconalece@al.ce.gov.br

Edição: Clara Guimarães

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

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