Projeto estabelece programa de humanização para pacientes com câncer

Foto e texto: Divulgação

Os pacientes com câncer do Ceará poderão contar com uma rede de apoio e acolhimento no seu tratamento. É o que prevê projeto de indicação de autoria da deputada Emília Pessoa (PSDB), aprovado pela Assembleia Legislativa, e que institui o Programa Estadual de Humanização Hospitalar, voltado aos pacientes que apresentam diagnóstico de câncer.

A proposição 100/23 institui, no âmbito da saúde do Estado do Ceará, o Programa Estadual de Humanização Hospitalar, que deve atuar com foco na promoção de ações que permitam os cuidados com os pacientes diagnosticados com câncer, prevendo a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, considerando a relevância do atendimento precoce e humanizado do indivíduo.

De acordo com o projeto, o atendimento humanizado de pacientes com diagnóstico de câncer consiste num processo que reconhece cada pessoa como legítima cidadã de direitos e valoriza os cuidados do paciente de forma humanizada, visando mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Ceará, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços prestados por estas respectivas instituições.

Ainda conforme a matéria, o atendimento humanizado do paciente com diagnóstico de câncer abrange uma metodologia que torna os ambientes e relações acolhedoras, tanto para o paciente como para os profissionais, como forma de diminuir o distanciamento entre os pacientes e as equipes de saúde responsáveis pelo tratamento. 

O programa traz algumas diretrizes, como o acolhimento, a prática da escuta ativa, a adoção de ferramentas tecnológicas para auxiliar no monitoramento do paciente pós atendimento, dentre outras.

Para a deputada Emília Pessoa, o projeto busca um aperfeiçoamento das Políticas Públicas de Saúde, especificamente no atendimento humanizado dos pacientes com diagnóstico de câncer no Estado do Ceará, que apresentam dificuldades de atendimento na área de oncologia, visto que o Estado ainda não dispõe desse serviço humanizado para pacientes com câncer.

“Os pacientes com diagnóstico de câncer enfrentam grandes desafios na luta pela sobrevivência em nosso Estado. É de fundamental importância a adoção de políticas públicas com foco na promoção de ações que permitam criar as condições para a proteção e recuperação da saúde do paciente com câncer, além da organização e do funcionamento dos serviços correspondentes com foco na humanização do atendimento na área de oncologia”, salienta.

Para a parlamentar, o seu projeto, do ponto de vista das responsabilidades constitucionais, representa significativo avanço da mentalidade gerencial do Poder Público Estadual. 

“Ele precisa desenvolver ações consistentes nesse âmbito para promover um modelo de atenção ao paciente cada vez mais demandado em consultórios, hospitais, laboratórios e diversos outros ambientes relacionados à saúde da população mais carente no Estado do Ceará, ainda desprovida de suporte e atendimento humanizado para o enfrentamento das dificuldades inerentes a área de oncologia”, avalia Emília Pessoa.

Por se tratar de um projeto de indicação, ou seja, de uma sugestão, cabe ao Governo do Estado, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Casa.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *