Projeto O Parlamento e sua História retorna nesta terça-feira

Por Ana Vitória Marques

 – Foto: Dário Gabriel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), retoma as visitas guiadas pelo projeto O Parlamento e sua História nesta terça-feira (13/08), após o recesso parlamentar e as férias escolares. 

Com o objetivo de despertar o interesse pela história do Parlamento cearense, o programa recebe estudantes de escolas públicas e privadas e de universidades, promovendo visitas mediadas à exposição permanente (de longa duração) do Malce e aos demais espaços do Poder Legislativo cearense. 

Coordenador do órgão, Paulo Roberto de Carvalho Nunes explica que, neste segundo semestre do ano, o roteiro das visitas deve ser adaptado devido à reconstrução do Plenário 13 de Maio. “Nessa retomada, nós vamos concentrar mais tempo na nossa exposição permanente e também vamos explorar um pouco mais o ambiente patrimonial e cultural físico da Assembleia, como o quadro cearense de idades, o espaço Deputado Tomaz Brandão e o Complexo de Comissões”, afirma.

Iniciativas como essa são importantes para incentivar a construção de uma cultura política e de conhecimento da história do Ceará nessa área, é o que defende o orientador de célula do Malce, Mateus Django Leitão, que passa a ser o responsável pelo programa a partir deste segundo semestre do ano. 

“O programa vai oferecer para as instituições um espaço que fale sobre a nossa cultura política aqui dentro do Ceará. Também vai trabalhar com um programa de educação museológica e patrimonial, através das nossas exposições, contando um pouco sobre a história da própria Alece e a importância dos serviços que a Casa Legislativa oferece, como as plenárias e outras ações a que o povo pode ter acesso”, diz.

As visitas por meio do programa O Parlamento e sua História são realizadas de terça a quinta-feira, em grupos de até 45 pessoas, a partir de um agendamento prévio pelos telefones (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br. Mateus Leitão também destaca que a Alece disponibiliza lanche e oferece transporte para todas as escolas, “sejam elas estaduais, municipais, técnicas, particulares, assim como para universidades”.

De fevereiro a junho de 2024, o Malce teve mais de 3.500 visitantes e recebeu um índice de satisfação de mais de 85%, a partir de respostas a um formulário disponibilizado ao fim dos encontros por meio de QR Code. Para o segundo semestre, o Malce já tem cerca de 13 escolas agendadas para o mês de agosto, com turmas vindas de bairros de Fortaleza e de Caucaia. 

SERVIÇO

Programa O Parlamento e sua História

Quem pode participar?

Instituições públicas ou privadas em grupos de até 45 pessoas. A Alece fornece suporte logístico para as visitas.

Quando acontecem as visitas pelo programa?

De terça a quinta-feira, pelos turnos da manhã e da tarde. 

Como agendar visita? 

Mediante ligação pelos contatos (85) 3277-3700 / 3277-3727 / 9878-03142 (WhatsApp) ou pelo e-mail memorial@al.ce.gov.br.

Edição: Lusiana Freire

Fonte: Assembleia legislativa

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *