Projetos de qualificação profissional certificam alunos e ampliam acesso ao mercado de trabalho
Ascom SET – Texto e Foto
A Secretaria do Trabalho (SET) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), celebraram a cerimônia de entrega dos certificados dos cursos dos projetos Construindo Futuros e Incluir +, no Instituto Parque Universitário, no bairro do Pici, nesta quinta-feira (12).
A cerimônia certificou mais de 30 alunos, entre homens e mulheres, que concluíram os cursos de Assistente Administrativo e Elétrica Básica, por meio do IDT.
Para a aluna do curso de Assistente Administrativo, Silviana Costa, a formação representa uma oportunidade concreta de inserção no mercado de trabalho. “Foi um prazer muito grande fazer parte dessa turma. Mesmo sem experiência na área, o curso me dá mais chances de atuar, especialmente em recepção e atendimento.
Ela também ressaltou o impacto social da iniciativa: “Nem todos têm condições de pagar um curso por fora, então ter essa oportunidade na comunidade é muito importante. Além da qualificação profissional, a gente aprende a ser resiliente, ter força de vontade e nunca desistir dos sonhos”.
Já o aluno do curso de Elétrica Básica, Paulo Victor, destacou a importância da qualificação como primeiro passo para a inserção profissional. “O curso ensinou o básico da eletricidade, tudo que precisávamos saber para começar no mercado de trabalho”, afirmou. Ele também ressaltou as perspectivas futuras: “Espero não só ingressar na área, mas crescer profissionalmente e, quem sabe, até abrir o meu próprio negócio”.
Presente na cerimônia, o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da SET, Renan Ridley, destacou a relevância dos programas de qualificação profissional promovidos pela Secretaria do Trabalho em parceria com o IDT. “Esse é um momento de alegria e celebração, que marca a conclusão da qualificação dessas pessoas por meio dos projetos Incluir+ e Construindo Futuros. São iniciativas do Governo do Estado para garantir que os participantes possam ingressar no mercado formal já qualificados ou até mesmo empreender e montar o próprio negócio”, afirmou. Segundo ele, a ação reforça o compromisso com a geração de renda e a ampliação de oportunidades para a população cearense.
Fonte: Governo do Estado do Ceara





