Qual é o Tom do Ceará apresenta trabalho da cantora Eliahne Brasileiro

Foto:Reprodução

Texto:Divulgação

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), que vai ao ar neste sábado (22/04), a partir das 12h, recebe a cantora compositora e intérprete musical, Eliahne Brasileiro. 

A artista atua na música há 30 anos com experiência em arte educação, canto popular, produção literária, eventos artísticos com repertórios ligados à música brasileira como os ritmos afroamerindios. A cantora também conta com composições autorais e interpretação de autoras e de autores latino-americanos. 

Há 25 anos é facilitadora de música na função de preparadora musical para vários projetos sociais em instituições, comunidades da periferia de Fortaleza e em outros locais, inclusive fora do Brasil. Em 1996, participou na Itália, junto a outros artistas brasileiros na Mostra de Artes realizada pelo Movimento de Artistas da Caminhada (Marca). A mostra foi levada a várias cidades do norte italiano: Verona, Roma, Milão, com a realização de 48 shows ao lado do compositor piauiense Gilvan Santos, e 19 oficinas de música brasileira e construção de instrumentos com crianças e jovens naquele país.

Em sua carreira, a artista gravou o CD solo “Brasileira, Sim Sinhô” em 2006 e produziu o registro musical “Motirõ – Onde bate o tambor”, em 2010, no mutirão de artes para o curso e verão de Fortaleza. No local, ela interpretava várias canções autorais e gravava participações em CDs de artistas locais e de outros estados como Zé Vicente, Pingo de Fortaleza, Calé Alencar, coletivo MST, Edilson Barros e Babi Fonteles. 

Eliahne Brasileiro fundou juntamente com as musicistas Lenina Silva e Amanda Nunes, o grupo La Semilla Brasil, entre 2016 a 2019, para pesquisar fusões rítmicas fronteiriças do Brasil e países vizinhos. Ela participou também do projeto Fortaleza dos Maracatus, ponto de cultura da Associação Cultural Solidariedade e Arte (Solar). Atuou ainda no premiado filme “Pajeú”, do cineasta Pedro Diógenes, interpretando uma cantora de bar.

Em janeiro de 20222, gravou e lançou o videoclipe “Vem Sem Pressa”, uma parceria com a artista pernambucana radicada na Italia,  Zezinha Menezes. O clipe reúne artistas do Brasil e Italia como proposta de integração cultural. Atualmente é preparadora vocal e assistente de produção no Espaço Brasileiro de Artes (EBA), um projeto artístico de iniciativa familiar, coordenado por sua filha Jessica Brasileiro. 

Produzido e apresentado pela jornalista Ian Gomes, o Qual é o Tom do Ceará vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *