Qual é o Tom do Ceará recebe o cantor e compositor Pingo de Fortaleza

Por Narla Lopes

O programa Qual é o Tom do Ceará, da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebe, no sábado (06/07), a partir das 12h, o cantor, compositor, instrumentista e arte-educador Pingo de Fortaleza. O artista vai apresentar o trabalho “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, obra multifacetada que inclui uma suíte musical, um álbum lançado em LP e formato virtual, além de um documentário realizado em colaboração com o cineasta Rosemberg Cariry.

O projeto artístico revisita a história do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, um dos movimentos populares mais emblemáticos do Brasil, liderado pelo beato José Lourenço e originado no Crato, região do Cariri cearense.

Pingo de Fortaleza observa que, ao longo de mais de 40 anos de carreira artística, este trabalho se destaca pela importância do tema, pela colaboração com Rosemberg Cariry e pelo formato armorial (que mescla elementos clássicos e populares), evocando seu projeto inaugural sobre Canudos em 1986. Ele também pontua a variedade de formatos do projeto (documentário, álbum virtual e LP) e as colaborações em diversas cidades (Fortaleza, Crato e Juazeiro), que envolvem um extenso coletivo de artistas e grupos, como coral, orquestra, músicos, cantores e cenógrafos.

“Vivenciar essa experiência foi de grande aprendizado e espero que essa obra contribua para dar mais visibilidade à temática do Caldeirão e ao protagonismo dos artistas cearenses e seus processos criativos”, ressalta Pingo de Fortaleza, autor e coordenador geral do projeto. 
O artista também enfatiza que o Caldeirão do beato José Lourenço representa uma experiência social transformadora do povo sertanejo e continua a ser um paradigma para comunidades que organizam a ocupação coletiva da terra, com responsabilidade social e ecológica.

Qual é o Tom do Ceará vai ao ar aos sábados, pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), a partir das 12h, com produção e apresentação da jornalista Ian Gomes.

Edição: Adriana Thomasi

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *