Sala do Empreendedor oferece suporte para emissão de Notas Fiscais por MEIs
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Sala do Empreendedor, está realizando trabalho de orientação e suporte aos microempreendedores individuais (MEIs) do Ceará para emissão de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e), que se tornou obrigatória desde a ultima sexta-feira (04/09), para aqueles que prestam serviços a empresas.
O agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor da Alece, Wilkson Santos, explica que todos os microempreendedores inseridos na categoria precisam se integrar imediatamente ao sistema. “Essa proposta do Comitê Gestor vem desde 2002 e agora foi determinada a obrigatoriedade da norma desde o dia 1º de setembro deste ano”, detalha.
Para Wilkson, a padronização e sistematização do novo formato oferecem benefícios aos MEIs, como a maior facilidade em cumprir e comprovar o recolhimento dos tributos devidos. “Isso trará uma segurança maior aos microempreendedores individuais e facilidades tais como a efetivação de suas declarações anuais”, argumenta.
Além disso, o profissional informa que a Sala do Empreendedor da Alece está disponível para que os empreendedores possam tirar dúvidas e orientar sobre o novo sistema. “Estamos de portas abertas para atender aos microempreendedores de Fortaleza e de todo o Estado, em parceria com todas as salas de empreendedor do Ceará”, afirma.
SOBRE AS NFS-e
A NFS-e é um documento digital que comprova o recolhimento do tributo quando uma pessoa física ou jurídica realiza algum trabalho em troca de pagamento. A nota fiscal de serviços eletrônica é gerada e armazenada eletronicamente no ambiente de dados da Receita Federal ou por cada prefeitura, para documentar as operações de prestação de serviços.
O novo sistema é gratuito e permite que o empreendedor emita, de forma simplificada e padronizada, a NFS-e nacional. A medida foi criada para resolver a questão dos municípios que não recolhem imposto por não possuírem administração tributária ou recursos tecnológicos.
SERVIÇO
Os microempreendedores individuais que desejarem orientação da Sala do Empreendedor da Alece devem se dirigir ao local, na avenida Pontes Vieira, n° 2.300, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (anexo III da Alece), Sala 303, 3° Andar, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8 horas às 17 horas.
Contatos também podem ser feitos através dos telefones (85) 3277-2565 / (85) 99717-0134 (Whatsapp) ou pelo e-mail empreendedor.alece@gmail.com
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br