SAP e Cagece capacitam egressos do sistema prisional em curso de Pintura Industrial e Imobiliária

Natasha Ribeiro – Ascom SAP – Texto
Pablo Pedraza – SAP – Fotos


A capacitação profissional é um mecanismo efetivo para reinserção de pessoas egressas do sistema prisional do Estado do Ceará no mercado de trabalho. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), promoveram o curso de “Pintura Industrial e Imobiliária” para 20 egressos do sistema prisional.

A qualificação possui carga horária de 32 horas/aulas e abrange conteúdos como formas e tipos de corrosão, aspectos técnicos, meio corrosivos, limpeza e preparo de superfícies metálicas, revestimentos metálicos, revestimentos não metálicos inorgânicos, tintas e polímeros, aplicação de tintas e técnicas de aplicação, normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

A ação é uma estratégia da Coispe/SAP que tem, como objetivo, realizar o encaminhamento dos egressos ao mercado de trabalho e realizar a capacitação profissional para beneficiá-los com as vagas nos órgãos públicos disponibilizadas por meio da Lei Estadual de Reserva de Vagas em contratos públicos, Lei nº 15.854/2015, com todos os direitos garantidos pela CLT. Os melhores alunos do curso serão encaminhados para vagas de emprego na própria Cagece.

A Coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso, Cristiane Gadelha, ressalta a importância das empresas parceiras. “É fundamental ter parceiros que acreditam no mesmo propósito: oportunizar uma nova realidade para os egressos através de capacitação profissional e do mercado de trabalho. Essa é a nossa missão. Esse trabalho desenvolvido tem trazido muitos pontos positivos, como a redução do índice de reincidência. Isso nos motiva a continuar e acreditar que estamos no caminho certo”, disse.

O engenheiro, técnico de manutenção industrial da Cagece e professor do curso de Pintura Industrial e Imobiliária, Alexsandro Forte, comenta sobre o curso. “Essa área tem uma perspectiva muito boa no mercado. Nunca havia tido a oportunidade de trabalhar com esse público e me surpreendi. Percebi que tudo que eles precisam é de motivação. Já tenho 20 anos de carreira na Cagece e estou muito grato com essa experiência, pois eles aprenderam comigo e eu também aprendi muito com eles. Foi uma lição de vida”, afirma.

O egresso do curso de Pintura Industrial e Imobiliária, Fabiano Pontes, comemora mais uma vitória. “Gostaria de agradecer a SAP por mais uma oportunidade de me tornar um profissional completo para o mercado de trabalho. Essa ajuda é fundamental para conseguirmos trilhar novos caminhos e crescer na vida”, conclui.

Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *