Secretário defende fortalecimento da inteligência no combate ao crime

Foto: Divulgação

Em participação no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz) apresentado pela jornalista Kézya Diniz, nesta segunda-feira (03/04), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Samuel Elânio, destacou que a intenção é fortalecer os setores de inteligência e as instituições de segurança do Estado. 

Dentre as ideias, citou a necessidade de expandir a atuação da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) no interior cearense, com núcleos de trabalho.

O objetivo principal da pasta, conforme salientou, é combater a atuação do crime organizado no Estado, reduzindo os índices de homicídio. “Nós vamos trabalhar nessa questão do combate ao crime organizado e do comércio de drogas. Tenho certeza de que com as nossas parcerias nós vamos conseguir obter resultados”, projetou. Com a redução dos crimes, segundo avaliação do secretário, vai ser possível trazer a sensação de maior segurança para a população cearense.

Para Samuel Elânio, o combate ao crime organizado é um dos maiores desafios enfrentados pelas forças de segurança não apenas do Ceará, mas do País e do mundo. “Esse é um problema nacional e mundial, pois a entrada de drogas no Brasil é algo que precisa ser enfrentado há muito tempo”, avaliou.

De acordo com ele, porém, a proximidade do atual Governo do Estado com o Governo Federal vai facilitar o processo de interlocução nesse debate. “Há uma necessidade de se fechar as nossas fronteiras e impedir a entrada de drogas no País. Com isso, nós vamos conseguir dar uma amenizada nos índices de violência e na sensação de insegurança, porque a constante disputa do crime organizado é o que gera essa sensação”, pontuou.

Durante a entrevista, o titular da SSPDS também destacou o trabalho desenvolvido pelos Batalhões do Raio no Estado, considerando que o grupo desempenha um “trabalho de excelência”, realizando inúmeras prisões e apreensões. Segundo ele, por ter um viés operacional mais ostensivo, o Batalhão acaba provocando um impacto maior na sociedade.

“Em relação à expansão do Raio, o governador Elmano de Freitas está avaliando quantos municípios serão contemplados, a partir da necessidade de instalação de bases”, informou Samuel Elânio.

Sobre os investimentos em inteligência, o secretário salientou que o Estado está expandindo os serviços de videomonitoramento para o Interior, possibilitando uma “espécie de cercamento eletrônico de todo o Ceará”. A intenção, segundo ele, é contar com ferramentas capazes de acompanhar o fluxo de pessoas e veículos que entram e saem do Estado.

“Nós já firmamos um acordo de cooperação com a Paraíba, para facilitar a identificação de pessoas ou veículos procurados que transitam entre os estados”, assinalou o secretário.

Outro tema abordado na entrevista foi a representatividade feminina em cargos de comando da segurança pública estadual. Ele comentou sobre a nomeação de Vanesca Francisca Lopes de Sousa como a primeira mulher a assumir o comando do Quartel do Comando General da Polícia Militar do Estado. 

“A participação da mulher na gestão é imprescindível, e é assim que estamos fazendo agora, com uma mulher chefiando o quartel do Comando Geral. É um ganho gigantesco para a gestão, pois ganha a segurança pública do Estado e ganha a população. A nossa ideia é fortalecer cada vez mais essa representatividade”, enfatizou Samuel Elânio.

CONEXÃO ASSEMBLEIA

O Conexão Assembleia é o programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no Youtube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. 

A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast rádio FM Assembleia, bastando procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *