Seduc inaugura Sala de Apoio à Amamentação para atendimento às mães
Bruno Mota – Ascom Seduc – Texto
Rogérío Bié – Foto
A valorização das pessoas é uma marca do Governo do Ceará, e a Secretaria da Educação (Seduc) atua no sentido de fazer valer este compromisso. No objetivo de fazer com que o retorno ao trabalho após a licença-maternidade seja mais humanizado, foi entregue, na última sexta-feira (13), a Sala de Apoio à Amamentação, na sede da instituição. O ambiente, especialmente preparado, visa contribuir para que as mães possam conciliar suas responsabilidades profissionais e as necessidades dos seus bebês. A secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace, participou do momento da inauguração, representando a secretária Eliana Estrela.
De acordo com Emanuelle, trata-se de um reconhecimento à importância da amamentação. Há, ainda, o simbolismo do local onde a sala foi instalada: o bloco da Seduc em que fica situada a Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), responsável pelas ações direcionadas à primeira infância no âmbito da Secretaria.
“A amamentação é um momento especial e precioso, em que são gerados vínculos e fortalecidos laços entre mãe e criança. Este espaço representa uma ação institucional concreta, que traduz o compromisso e o cuidado com as pessoas, especialmente com as mães e seus filhos, além de contribuir para o empoderamento da mulher. A amamentação é um ato de amor”, destaca.
A ideia de criar uma sala específica para esta finalidade partiu da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria (Cogep), à época em que o setor era coordenado pela professora Marta Emília Vieira, atual assessora especial do Gabinete da Seduc.
“A busca por um ambiente que acolhesse as mães em fase de amamentação nasceu quando começamos a receber na sala de reunião da Cogep uma colega mãe que necessitava realizar o desmame e acondicionar o leite materno para levar para sua filha. A Seduc tinha uma necessidade em relação às mães servidoras, colaboradoras e às mães que recebemos diariamente. Ter um espaço equipado para ajudá-las durante o horário de trabalho nas situações de desmame e/ou amamentação. Esse ambiente é resultado de um esforço coletivo da secretária Eliana e de muitas ‘seduquianas’. É simples, acolhedor, seguro, e representa o carinho e o zelo que temos com cada mãe”, ressalta Marta Emília.
Magno Mota, hoje coordenador de Gestão de Pessoas da Seduc, celebra a conquista do espaço. “É nosso papel, na Cogep, dar atenção às demandas das pessoas. Parabenizo às mães e a todos os que se envolveram nesta causa”, enfatiza.
Fonte: Governo do estado do ceara