Sessão solene na Alece reconhece importância da BPW Fortaleza para o empreendedorismo feminino

Por Guilherme de Andrade

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio – Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (21/11), sessão solene para celebrar os 30 anos de fundação da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Fortaleza (BPW Fortaleza). A homenagem, solicitada pelo deputado Cláudio Pinho (PDT) e subscrito pelos deputados Queiroz Filho (PDT) e Antônio Henrique (PDT), foi realizada no Plenário 13 de Maio. 

Fundada em 1930 na Suíça pela Dra. Lena Madesin Phillips, a associação é sem fins lucrativos, apartidária e não assistencialista. Ela está presente em 112 países e conta com mais de 25 mil mulheres associadas. Nela são desenvolvidos projetos que fomentam o empreendedorismo, a capacitação de lideranças e a implementação de projetos de responsabilidade social.

A primeira BPW fundada no Brasil foi sediada na cidade de São Paulo, no ano de 1975. Com o objetivo de congregar instituições já existentes, em 1988 foi instaurada a BPW Brasil – Federação das Associações das Mulheres de Negócios e Profissionais -, que conta atualmente com 28 clubes no Brasil e 122 associadas em todo o País. 

Deputado Cláudio Pinho foi o autor do requerimento da sessão solene – Foto: Marcos Moura / Alece

Em uma sociedade individualista, de acordo com o deputado Cláudio Pinho, as mulheres que compõem a BPW se destacam justamente por atuarem na contramão desse pensamento: “Estão de parabéns todas as mulheres e as pessoas que fazem com que exista a BPW, que se dedicam na transformação da sociedade e na geração de emprego, renda e trabalhos sociais”, afirmou o parlamentar. 

Durante a solenidade, 15 mulheres foram homenageadas com certificados: Maria Valéria Carvalho Weyne, Jovina Maria Vasconcelos, Maria das Graças Cardoso, Maria da Penha de Moura, Maria da Glória e Souza, Antônia Ednólia Correia, Maria de Fátima Borges Duarte, Maria Iracema Sales Nobre, Crismene Gomes Bessa, Maria Arinete Marinho Timbó, Leides Castelo Branco Camurça, Regina de Fátima Monteiro Dall’Olio, Paula Ângela Bezerra Fernandes e Marília Baratta Monteiro.

Presidente da BPW Fortaleza, Maria Iracema Sales Nobre discursou em nome dos homenageados – Foto: Marcos Moura / Alece

A presidente da BPW Fortaleza, Maria Iracema Sales Nobre, falou em nome dos homenageados e destacou a “imensa honra e gratidão” pela homenagem concedida pela Alece. Ela ainda ressaltou o papel essencial exercido pela associação, no que diz respeito á “justiça social e à equidade de gênero através de ações que impactam a vida de mulheres e meninas”:

“A BPW tem desempenhado um papel essencial na inserção de mulheres no cenário econômico, político e social, fortalecendo não apenas suas associadas, mas toda a comunidade. Aqui em Fortaleza, a BPW tem sido sinônimo de inspiração”, comentou.

Também estiveram presentes na mesa da sessão solene a vice-presidente da BPW Brasil, Maria da Penha; Maria Iracema Sales Nobre; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL’s) do Ceará, Francisco Freitas Cordeiro; o diretor do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista (Sindlojas) Fortaleza, Antônio Cruz Gonçalves; a diretora-executiva de Patrimônio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maria de Fátima Borges; e o procurador de Justiça do Estado do Ceará, José Valdo Silva.

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Fonte: assembleia legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *