Silvio Costa Filho detalha nova malha aérea para o Rio Grande do Sul. Assista
Titular de Portos e Aeroportos é o convidado desta quarta-feira, 22 de maio, do programa que reúne radialistas de todo o país
Agência Gov | Via Secom/PR
Em entrevista, Silvio Costa Filho também tratará das concessões hidroviárias
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, é o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 22 de maio. O programa é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a participação de rádios de todo o país. Durante uma hora de bate-papo a partir das 8h, o ministro vai dedicar atenção especial às medidas emergenciais executadas pela pasta para apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul.
A catástrofe climática resultou na impossibilidade de uso do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que ficou alagado. Diante do desafio, uma das medidas tomadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) foi ampliar a malha aérea por meio da aviação regional, para manter o acesso do povo do Sul aos voos que conectam o estado ao restante do país.
A pasta apresentou no início de maio uma malha emergencial com 116 voos semanais, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 20 de maio, Costa Filho anunciou que a Base Aérea de Canoas passará a contar com 35 voos comerciais semanais a partir desta quarta. A Fraport, responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, vai operacionalizar o terminal. Segundo o ministro, serão atendidos até 6 mil passageiros por semana. A malha emergencial inclui ainda voos nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Florianópolis e Jaguaruna.
Na entrevista, o ministro vai comentar a decisão pelo adiamento do leilão de seis terminais portuários devido ao estado de calamidade do Rio Grande do Sul. Marcado inicialmente para 23 de maio, uma nova data será anunciada. O arrendamento é relativo a quatro áreas no Porto de Recife (PE) — REC04, REC08, REC09 e REC10 —, uma no Porto do Rio de Janeiro (RJ) — RDJ06 — e uma sexta no Porto do Rio Grande (RS), o RIG10.
Silvio Costa Filho também tratará das concessões hidroviárias. O ministério e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) receberam, em fevereiro, estudos de viabilidade para o canal de acesso da Barra Norte. A hidrovia do Rio Amazonas é considerada importante corredor logístico para exportação de vegetais e minerais, além de ser um dos seis projetos prioritários do Plano de Outorgas aprovado em 2023.
AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.
PARTICIPE — Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (via WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.
Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)
Fonte: Governo Federal