Simplificação e tecnologia marcam ações da Jucec em 2024

Suianny Amaral – Ascom Jucec – Texto
Ascom Jucec – Foto

Abre no Zap e expansão do Empresa + Simples tornaram a formalização de empresas ainda mais acessível este ano

Em 2024, a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) lançou, de forma pioneira no país, o Abre no Zap, que permite abertura de empresas pelo WhatsApp, e buscou ampliar o Empresa + Simples para mais municípios cearenses, iniciativas que simplificam a formalização de negócios e estimulam o empreendedorismo do Ceará.

A implementação de novas ferramentas tecnológicas, a posse do novo colegiado de vogais (2024-2028) e os resultados positivos obtidos com o crescimento das aberturas de empresas também marcaram o ano de 2024.

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, 2024 foi um ano de conquistas e inovação para a Autarquia. “Temos muito a celebrar em termos de conquistas, avanços tecnológicos e melhorias nos serviços para a comunidade empresarial do estado em 2024.O número de empresas abertas no Ceará aumentou, o que é um reflexo direto da confiança no ambiente de negócios local e no esforço contínuo da Jucec em melhorar sua eficiência. Para o próximo ano, queremos expandir ainda mais nossos serviços digitais, integrar novos parceiros e continuar promovendo um ambiente cada vez mais favorável para os negócios no Ceará.” destaca.

Empresa + Simples

O programa Empresa + Simples possibilita que empreendedores cearenses abram suas empresas em até cinco minutos, utilizando tecnologia avançada, reduzindo significativamente o tempo e a burocracia associados ao registro empresarial. Neste ano, mais 22 cidades foram integradas ao programa, totalizando 31 municípios até o final de 2024.

Além disso, em abril, a Jucec foi pioneira ao disponibilizar a abertura de empresas via WhatsApp, por meio do programa “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”. Essa ferramenta oferece um canal acessível e gratuito para formalização de negócios, reforçando o compromisso com a desburocratização e acessibilidade.

Outra inovação foi a implementação do fluxo rápido, que engloba todo o fluxo de abertura de empresa em um só ambiente, com linguagem mais simples e acessível. A formalização ocorre de forma automática e simplificada, permitindo que o empreendedor obtenha o CNPJ, a inscrição estadual ou municipal, e o alvará em poucos minutos.

Nova gestão

Em julho de 2024, Eduardo Jereissati tomou posse como presidente da Jucec, sucedendo Carolina Monteiro. Em sua posse, ele enfatizou a continuidade dos esforços de simplificação e aprimoramento do ambiente de negócios, comprometendo-se com a modernização e eficiência dos serviços prestados pela Autarquia.

Outra novidade da nova gestão foi a aprovação de plenárias de vogais itinerantes nas sedes dos órgãos que compõem o colegiado, com o objetivo de se aproximar e conhecer melhor cada instituição. Este ano, as reuniões foram na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além da sede da Jucec.

Novos serviços

Em 2024, a Jucec disponibilizou a Análise Preliminar, que permite o envio de processo sem as assinaturas, sendo necessário coletá-las apenas após a análise dos documentos, com o processo já aprovado. Com essa evolução, a Autarquia facilitou a fase de assinaturas, auxiliando contadores e empreendedores.

Além disso, pensando em simplificar os processos de registro para os agentes auxiliares, os serviços de matrícula de leiloeiros e emissão de carteira profissional passaram a ser 100% digitais, realizadas no Portal de Serviços da Jucec.

Dados positivos

De janeiro a novembro deste ano, a Jucec registrou 104.229 novas empresas, o que marca um crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, em que tivemos 98.328 empresas abertas. Os dados positivos são resultado de uma série de ações que impulsionaram o ambiente de negócios no estado, destacando-se pela inovação tecnológica e simplificação de processos.

O empreendedorismo feminino também teve destaque em 2024. Atualmente, o Ceará conta com 631.259 mulheres registradas como sócias de empresas e empresárias. Esses números revelam a força e o papel central das mulheres nos mais diversos setores produtivos do Estado.

As Micro e Pequenas Empresas (MPE) foram outro segmento que aumentaram significativamente este ano. De acordo com os dados da Jucec, de janeiro a setembro foram abertas 86.129 empresas no Ceará, das quais 85.096 (98,80%) são MPEs. Esse número representa um crescimento de 4,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando 81.428 MPEs foram registradas.

Além disso, a Ouvidoria Setorial da Jucec atingiu um novo recorde no tempo médio de resposta das manifestações recebidas pelo setor, de apenas 0,92 dias em outubro, o menor valor registrado no acumulado do ano. A redução foi de 49,17% em comparação ao mês anterior, quando o atendimento médio foi de 1,81 dias.

Já em novembro, foram abertas 8.396 novas empresas em novembro de 2024, o que representa um crescimento de 11% em relação ao total de 7.557 no mesmo mês de 2023. O setor de Serviços continua sendo o principal motor de crescimento, com 5.664 novas empresas, representando a maior parte das aberturas. Em seguida, o Comércio registrou 2.123 aberturas e a Indústria teve 609 novas empresas, destacando a diversificação da economia cearense.

Eventos

Além dos dados positivos e inovações, os eventos também marcaram o ano da Jucec, em especial o 2º Encontro Redesim Conectada, que foi realizado pela Jucec nos dias 15 a 18/10. O evento contou com palestras, reuniões, agendas técnicas e compartilhamento de experiências. O evento foi um momento importante para a troca de ideias e a promoção de um espaço colaborativo que tem o objetivo de fortalecer e aperfeiçoar o registro empresarial no país.

As ações da Jucec em 2024 demonstram um compromisso contínuo com a inovação, eficiência e desenvolvimento econômico, posicionando o Ceará como um estado promissor para o empreendedorismo e a formalização de novos negócios.

Fonte: Governo do estado do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *