Tratamento de denúncias de assédio moral é apresentado na primeira Reunião da Rede de Ouvidorias
Texto e fotos: Ascom CGE
O evento reuniu aproximadamente 120 profissionais das ouvidorias setoriais, promovendo um espaço de diálogo e aprimoramento das práticas de atendimento
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na última quinta-feira (27), a primeira Reunião da Rede de Ouvidorias do Estado. O evento reuniu aproximadamente 120 profissionais das ouvidorias setoriais, promovendo um espaço de diálogo e aprimoramento das práticas de atendimento. Entre os temas discutidos, destacou-se o tratamento de denúncias de assédio moral no âmbito estadual.
A apresentação foi realizada pelo presidente da Comissão Central de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Marcelo Monteiro, que também atua como secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da CGE. “É fundamental promover esse compartilhamento com os profissionais das ouvidorias estaduais, pois isso nos permite alinhar o processo de coleta e tratamento das denúncias de assédio moral no Poder Executivo Estadual, considerando que a Ouvidoria tem sido o principal canal de recepção das demandas”.
Além do processo de registro de denúncias por meio da Ouvidoria, foram apresentadas as legislações que regulamentam o Sistema de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Poder Executivo. Também foram compartilhadas orientações buscando a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso, reforçando a integridade, a dignidade e o bem-estar dos profissionais.
Fortalecendo a importância do evento e do tema, esteve presente para o ato de abertura dos trabalhos o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos.
Reunião Técnica
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Ainda durante a reunião, foram apresentados os números do serviço de Ouvidoria Geral do Estado registrados ao longo de 2024. Ao todo, foram contabilizadas 100.069 manifestações, sendo 59.706 Reclamações, 16.267 Solicitações, 13.567 Denúncias,9.268 Elogios e 1.261 Sugestões.
Ainda na reunião, foram apresentados detalhes do novo Modelo de Avaliação das Ouvidorias. Este modelo tem como objetivo principal verificar a qualidade dos serviços prestados pelas ouvidorias setoriais, utilizando critérios específicos de avaliação.
A iniciativa tem o propósito de garantir que os serviços realizados atendam aos padrões de excelência, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e transparente.
Fonte: Governo do estado do Ceara