Ucrânia recuperou quase 6.000 km² controlados pela Rússia, diz Zelensky

Reconquista já avançou em território seis vezes maior que o recuperado há apenas uma semana, segundo dados de Kiev. Moscou não confirma.

Foto: Secretaria de fronteira da Ucrânia/Reprodução via REUTERS

O Exército da Ucrânia já recuperou quase 6.000 km² de território controlado pelas forças russas desde o começo da operação de contraofensiva lançada por Kiev no começo do mês, afirmou o presidente Volodymyr Zelensky.

“Desde o começo de setembro, nossos soldados já libertaram 6.000 km² de território ucraniano no leste e no sul, e continuamos avançando”, diz o líder ucraniano em um vídeo publicado nas redes sociais.

No mês passado, a Ucrânia anunciou um ambicioso plano de reconquista de territórios ocupados pela Rússia, que invadiu o país vizinho em 24 de fevereiro. Com forte apoio logístico e de armamentos de países europeus e dos Estados Unidos, as forças ucranianas avançaram rapidamente nos últimos dias.

Há apenas uma semana, Zelensky havia anunciado um território de 1.000 km² reconquistados, seis vezes menos que o desta semana.

Zelensky agradeceu separadamente a três unidades militares e elogiou sua “valentia” nas operações de contraofensiva. Caso se consolidem, irão representar os maiores ganhos territoriais para a Ucrânia desde a retirada das forças russas dos arredores de Kiev, em março.

O Exército da Ucrânia anunciou primeiramente uma contraofensiva no sul, mas na semana passada obteve avanços importantes na região de Kharkiv, fronteira com a Rússia, o que forçou os soldados de Moscou a recuar para outras posições.

As tropas ucranianas também afirmam que estão avançando nas regiões do leste, parcialmente controladas por separatistas pró-Rússia desde 2014, e na região de Kherson, no sul, ocupada pela Rússia logo após a invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

A área está no limite da península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014.

Fonte:https://g1.globo.com/mundo/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *