Uece oferecerá nova Especialização em Energias Renováveis e Políticas de Descarbonização
Adriana Rodrigues – Ascom Uece) – texto
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de criar seu mais novo curso. Trata-se da Especialização em Energias Renováveis e Políticas de Descarbonização da Matriz Energética (ERPDME), a ser coordenado pela líder do Laboratório de Conversão Energética e Inovação (LCE+) e professora do curso de Física da Uece, Mona Lisa Moura, com apoio do professor Daniel Serra.
A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a busca por soluções sustentáveis, como o hidrogênio verde, têm impulsionado uma transformação significativa no setor de energia. Nesse contexto, a oferta de um curso de Especialização nessa área se apresenta como uma resposta estratégica e necessária para capacitar profissionais comprometidos com a construção de um futuro mais sustentável.
De acordo com a coordenadora, “o novo curso de Pós-graduação Lato Sensu da Uece vem contribuir no entendimento dos desafios da transição energética, sobretudo, no âmbito de implantar políticas públicas que promovam a descarbonização”, salienta Mona Lisa, que destaca, ainda, o reforço às ações do Governo do Ceará. “Esse curso se alinha às estratégias do Governo do Estado do Ceará. A Uece, como uma de suas instituições vinculadas, tem papel importante na união de forças para esse desafio”.
Além de ser uma das instituições participantes da coordenação da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis (Rede VERDES) do Ceará, fomentada pela Funcap, a Uece tem concentrado esforços voltados à pauta. Como exemplo, a instituição pública cearense possui o único equipamento de grande porte em operação para ensaios da ação do vento em sistema na área eólica (Túnel de vento), como ensaios anemométricos e estudos de protótipos de sistemas/pás eólicas.
A especialização foi pensada para capacitar diversos profissionais que buscam progressão na carreira, estabilidade no mercado e que possam contribuir para implementação de novas oportunidades de negócios. O curso contará com aulas práticas, incluindo o uso do túnel de vento de circuito fechado, da Uece. O corpo docente será composto por professores e profissionais de várias instituições do Ceará e do Brasil, como Uece, UFC, Unilab, UFPB, UFRN, Unicamp e outras.
Ao final do curso o aluno estará apto a atuar em: desenvolvimento e implementação de projetos de energias renováveis; consultoria em sustentabilidade energética; gestão de políticas e regulamentações ambientais; pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis; e gestão da mobilidade sustentável e infraestrutura energética.
A primeira turma tem previsão para ser oferecida ainda em 2024, com aulas a serem realizadas no prédio do Laboratórios Associados de Inovação e Sustentabilidade (Lais), no campus Itaperi.
Mais informações pelo instagram @energiarenovavel.uece, pelo telefone 85-3101-9902 ou pelo e-mail energias.renovaveis@uece.br.
Fonte: Governo do estado do ceara