XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará contam com a participação de 900 indígenas

Ascom Sesporte – Texto e fotos

A cidade de Aquiraz foi sede do XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, nos dias 18 a 21 de janeiro. Foi um momento de integração e resgate cultural dos povos indígenas que contou com a participação de 900 indígenas de 15 etnias e 19 municípios. “Os jogos é um momento único que une nossos povos indígenas e fomenta o esporte por meio das modalidades indígenas”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

A indígena Lucilene Tabajara, do município de Monsenhor Tabosa, da modalidade de arco e flecha, disse que é um prazer fazer o intercâmbio entre os povos na competição. “Eu participo dos jogos indígenas pela terceira vez, na primeira vez que eu participei foi no município de Itarema e conquistei o primeiro lugar no arco e flecha. Sempre me inscrevo para participar no arco e flecha e é um prazer e uma honra estar participando dos jogos indígenas e fazendo esse intercambio com os povos”, afirmou.

Os jogos contaram com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

A competição busca a integração dos povos indígenas como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, fortalecimento da cidadania e identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.

Comunidades participantes: Tremembé (Acaraú), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Kanindé (Aratuba e Canindé), Potiguara (Boa Viagem), Anacé-Tapeba (Caucaia), Kariri (Crateús), Potiguara (Crateús), Tabajara (Crateús), Tupinambá (Crateús), Kariri (Crato), Tremembé (Itapipoca), Tremembé (Itarema), Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba), Gavião (Monsenhor Tabosa), Potigatapuia (Monsenhor Tabosa), Tabajara (Monsenhor Tabosa), Tubiba-Tapuya (Monsenhor Tabosa), Potiguara (Novo Oriente), Pitaguary (Pacatuba), Tabajara (Quiterianópolis) e Tabajara/Potiguara (Tamboril).

Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretária dos Povos Indígenas do Ceará (SEPIN) e Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).

Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *