Artistas e profissionais da dança e do audiovisual embarcam para Imersão em Arte Urbana, em Paris
Intercambistas participarão de vivências artísticas na escola de dança de rua Thony Maskot e da programação do Urban Film Festival
Foto-Reprodução
Nesta terça-feira (04/10), artistas e profissionais da dança e do audiovisual de Fortaleza, selecionados na chamada pública do edital para Imersão em Arte Urbana, viajam para Paris, na França, onde participarão de atividades de cunho cultural, artístico e turístico, entre os dias 5 e 11 de outubro, durante a programação do Urban Films Festival, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, além de vivências formativas na escola francesa de dança de rua Thony Maskot.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal da Juventude, do Complexo Cultural Vila das Artes e da Rede Cuca, em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). A ação acontece com o apoio do Consulado Geral da França no Recife.
A seleção se deu por análise de portfólio e vídeo de apresentação. Foram, ao todo, seis pessoas escolhidas: quatro artistas e profissionais da dança e dois artistas e profissionais ligados ao campo do audiovisual. Para participar da seleção, os interessados precisavam ter no mínimo 18 anos e disponibilidade para viajar, entre os dias 3 e 11 de outubro, e ter sido estudante ou professor na Vila das Artes ou de um dos equipamentos da Rede Cuca. Os escolhidos nesta primeira edição do projeto são: Wesley Rodrigues da Silva, Renata Fortes Monte Franklin, Luiz Paulo Aragão de Melo ( Coreano ), Lucas Diniz Vaz, Kellyane de Souza Oliveira (Kew Ajani) e Carlos Eduardo Nascimento.
Os selecionados vão receber passagens aéreas de ida e volta, terão direito a transporte terrestre, hospedagem, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), ingressos das atividades programadas, seguro viagem e seguro-saúde.
“A importância de parcerias internacionais nos permitem oferecer boas e frutíferas experiências. Esta é uma iniciativa potente que conecta diversos órgãos do município e amplia as políticas públicas da Prefeitura, no sentido de garantir formação e mais conhecimento aos nossos jovens”, comentou o secretário municipal da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.
“Esse projeto, desenvolvido com o apoio do Consulado Geral da França no Recife, é uma excelente oportunidade de preparar novas lideranças para o futuro, que possam influenciar nos seus ambientes de convivência, as famílias e as comunidades. Ao estudar fora, experimentar uma nova língua e uma nova cultura, os jovens que, muitas vezes, nunca saíram de Fortaleza, retornam à sua terra impactados de maneira positiva, ganham autoestima, autoconfiança e novas ferramentas para a vida”, destacou a diretora-presidente do Instituto Cultural Iracema, Cássia Campos.
“É uma experiência que eu jamais havia pensado que aconteceria comigo neste ano de 2022. Estou muito feliz com o resultado, ainda mais sabendo que estarei na companhia de pessoas bacanas com quem trabalhei e sigo nas redes sociais. Com certeza será uma experiência incrível que a cidade está oferecendo para nós que fomos selecionados e a expectativa está é a melhor possível de muito aprendizado e trocas importantes lá em Paris”, Wesley Rodrigues da Silva, aluno da quinta turma da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.
Reunião de pré-embarque
Na sexta-feira (30/09), aconteceu, na sede da Vila das Artes, a reunião de pré-embarque com os selecionados para explicar como será a viagem, dar algumas dicas com instruções de segurança, hospedagem, programação e prepará-los para uma aventura inesquecível. Na oportunidade, também foram entregues o press-kit, contendo camisa, ecobag, moleskine, canga, além da documentação que inclui passagem aérea, seguro viagem, hospedagem e carta-convite emitida pelo Consulado Geral da França em Recife. Além disso, também foram repassadas orientações com relação à bagagem de mão e porão, e vestimentas.
Rede municipal de formação artística
A Rede Cuca é uma rede de proteção social e oportunidades formada pelos Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, e geridos pelo Instituto Cuca. A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Atividades em Paris
O roteiro das atividades da imersão abrangerá, em linhas gerais, ações ligadas ao Festival de Cinema Urbano, visita e participação em oficina na escola de dança Thony Maskot, visitas a pontos turísticos da cidade de Paris, visitas a instituições ligadas a cultura hip hop, entre outros. O Urban Films Festival (UFF), primeiro festival francês de curtas-metragens consagrado às culturas urbanas, é edicado à cidade, às práticas e estilos de vida que dela emanam.
A Escola Thony Maskot foi a primeira escola francesa de formação profissional em dança de rua, criada em 1999. Thony Maskot, ex-Panteras Negras, dançarino, coreógrafo, diretor artístico é o patrono e fundador da escola. A escola era patrocinada por Pop’N Taco, pioneiro do hip hop. A formação de Thony juntou-se à escola de dança Kim Kan em 2007. A formação ocorre ao longo de dois anos. Inclui aprender todos os principais estilos de hip hop bem como uma preparação para o ensino dessas disciplinas e prática de palco para futuros bailarinos profissionais.