Secult divulga Edital de Premiação Cultural – Fomento à Exibição, Preservação e Empresas do Audiovisual Cearense
Ascom Secult – Texto
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) divulgou, nessa quarta-feira (20), o Edital de Premiação Cultural – Fomento à Exibição, Preservação e Empresas do Audiovisual Cearense. Com inscrições abertas, de 20/09 a 09/10, o Edital premiará até 94 projetos, com um investimento de R$ 7,66 milhões , nas modalidades de Cinemas e Salas de Exibição, Cineclubes, Preservação, Micro e Pequenas Empresas.
Este é o terceiro Edital de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo lançado pela Secult Ceará e contempla pessoas jurídicas, com e sem fins lucrativos, pessoas físicas e coletivos (conforme divulgado por categorias). Como Premiação Cultural, visa reconhecer relevante contribuição de agentes culturais para a realidade estadual da cultura, com natureza jurídica de doação sem encargo, sem estabelecimento de obrigações futuras. O Edital é uma ação referente ao art. 6 da Lei Paulo Gustavo, e busca contribuir para o desenvolvimento do audiovisual cearense, por meio da celebração de Termo de Premiação Cultural.
“Este Edital visa o reconhecimento de atuação e histórico de cineclubes cearenses com trajetória, acervos audiovisuais cearenses relevantes que estejam em situação de risco e vulnerabilidade, cinemas itinerantes e salas multiuso com vocação para exibições audiovisuais, além do apoio a micro e pequenas empresas cearenses do audiovisual que foram bastante afetadas nos últimos anos pela pandemia”, explica Camila Vieira, coordenadora de Cinema e Audiovisual, da Secult Ceará.
O Edital tem como objetivos fortalecer a política de audiovisual cearense por meio do fomento, através do reconhecimento pela concessão de premiação cultural, a cinemas itinerantes e salas multiuso públicas de exibição, cineclubes, acervos audiovisuais e micro e pequenas empresas de audiovisual do Ceará; promover a conservação do patrimônio audiovisual cearense; Auxiliar na infraestrutura de espaços de exibição de audiovisual no Ceará; estimular o empreendedorismo e formalização na área de audiovisual; fomentar os arranjos produtivos e criativos, desenvolvendo sua cadeia e contribuindo para o fortalecimento do setor audiovisual do Ceará.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente, online pelo Mapa Cultural do Ceará. O Resultado Final será divulgado no sítio eletrônico e publicado no Diário Oficial do Estado.
Dúvidas
A Secult Ceará disponibiliza atendimento on-line aos agentes culturais em dias úteis, das 8 às 17 horas, durante o período de inscrição, através dos telefones (85) 3101-6765 / (85) 98238-9544 e e-mail: audiovisual.lpg@secult.ce.gov.br
Dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará, tratar via Chat do Mapa Cultural. (Dias úteis, das 8h às 17h, até o último dia de inscrição de cada edital).
Lei Paulo Gustavo Ceará
Com um investimento de mais de R$95 milhões, a Secretaria da Cultura do Ceará executará 22 editais referentes à Lei Paulo Gustavo. Estes recursos serão operacionalizados por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, ou outras modalidades de seleção pública simplificada abrangendo não somente a área do audiovisual, mas também atividades de economia criativa, economia solidária, apoio a agentes culturais, além de iniciativas como cursos, produções ou manifestações em diversas linguagens culturais.
A Lei Paulo Gustavo prevê o maior investimento no setor cultural da história do Brasil. Com a verba, em todo o Ceará, serão promovidas ações de fomento, políticas e oportunidades para os diversos segmentos culturais cearenses.
Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br