Museu da Imagem e do Som realiza programação intensa e diversificada no fim de semana

Ascom MIS – Texto
Divulgação – Foto

Programação inclui Sarau em Libras, shows de rock, apresentação de teatro musical, roda de capoeira e visita mediada ao casarão

O Museu da Imagem e do Som do Ceará promove neste fim de semana (28 e 29) uma programação intensa e diversificada. No sábado terá visita mediada ao casarão, sarau em Libras e shows de rock. No domingo, haverá espetáculo de teatro musical de uma companhia de Portugal e uma roda de capoeira. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Sábado: Casarão por fora e por dentro

Neste sábado, dia 28 de outubro, das 15h às 17h, será realizada uma visita mediada ao histórico casarão do MIS, conduzida pelo nosso educador Alisson Freitas, que é historiador e mestrando em História pela UECE. As inscrições podem ser feitas por ordem de chegada a partir das 14h na recepção do Casarão. O acesso é gratuito.

O atual endereço do MIS resguarda grande memória sobre as mudanças urbanas da cidade de Fortaleza. Projetado há 73 anos, o “casarão do MIS” passou a ser a sede do MIS somente em 1996. Com o ampliamento do MIS realizado entre 2018 e 2022, o Casarão foi restaurado e teve alguns espaços modificados para o novos usos.

Sábado: Sarau em Libras

Neste sábado, dia 28 de outubro, o MIS promove seu primeiro evento protagonizado por pessoas surdas: é o primeiro Sarau em Libras do MIS. Pessoas surdas apresentarão performances em diversas linguagens artísticas, como poesia, teatro, dança etc. O Sarau será conduzido pela professora surda Lyvia Cruz, e acontece das 16h às 18h, na praça do MIS. O acesso é gratuito. No dia do evento, os intérpretes do MIS irão fazer a tradução de todas as apresentações para o português em tempo real, para que pessoas ouvintes possam acompanhar o Sarau também.

O MIS entende a Comunidade Surda como uma minoria linguística que precisa ser cada vez mais inserida na sociedade, e por isso faz parte da missão da instituição não só criar recursos de acessibilidade nas programações, mas também desenvolver atividades específicas onde pessoas surdas sejam protagonistas e onde se possa promover a interação entre surdos e ouvintes. O Sarau em Libras é um evento aberto e inclusivo, onde todas as pessoas são bem-vindas.

Sábado: Toca no MIS

Neste sábado, dia 28 de outubro, o MIS realizará mais uma edição do Toca no MIS, evento organizado em parceria com a banda The Good Garden. A programação terá início a partir das 17h, na praça do MIS, com o pré-lançamento de clipe da banda F-zema. A partir das 18h, o rock desce para a sala imersiva, com o show das bandas F-zema e Thrunda. O acesso é gratuito.

A banda The Good Garden mudou o cenário do rock em Fortaleza e levou o chamado Rock de Periferia para outros espaços da cidade e até do país. A The Good Garden estabeleceu sua base, ou melhor, sua Toca, no bairro onde nasceu: o Bom Jardim. A “Toca da Good Garden” se tornou um dos principais espaços para apresentações de bandas de rock independente do Ceará. Agora, a Good Garden traz sua Toca para dentro do MIS, convidando outras bandas para se apresentarem no museu.

F-zema

Banda independente de hardcore criada em 2001. Não diferente de vários grupos, a F-ZEMA é uma alternativa de dar voz e visibilidade à periferia. As músicas trazem letras e melodias com críticas sociais inspiradas por ideais, dialogando com a principal proposta da banda, de tensionar, para uma vida mais digna entre os seres humanos e a natureza.

Thrunda

Formada em Fortaleza no ano 2000, o Thrunda toca um Punk HxCx safado e sem frescuras. Com 20 anos de história, já conta com 4 discos lançados. Muito atuante no underground nordestino, a banda já conta com várias participações nos festivais mais importantes do estado do Ceará, alguns Brasil à fora.

Domingo: 20Dizer

O Museu da Imagem e do Som do Ceará está recebendo nesta semana uma programação vinda diretamente de Portugal, por meio do projeto “Cravos d’Abril no Ceará”, realizado pela

ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela. No domingo (29), será apresentado o espetáculo “20Dizer”. A programação é gratuita e aberta ao público.

Domingo: 20Dizer

José Rui Martins e Luísa Vieira partilham o palco num exercício de comunicação, explorando a musicalidade da palavra e a simplicidade de dar voz a seduções emotivas. A leitura poética voando em múltiplas geografias com sonoridades que a embalam e impacientam. A música em incessantes movimentos, adoçando e resistindo a sentimentos e sentidos por onde a palavra devaneia. Palavras de sabor poético ditas e musicadas. Momentos íntimos e despretensiosos espalham recados de indignação ou carinho pelos segredos da vida e por uma felicidade de compartilhar desassossegos. Um espetáculo que tem o prazer de ser um espaço de relação emotiva com audiências, procurando estreitar distâncias entre o público e a declamação teatral musicada. “20Dizer” será apresentado neste domingo (29), às 16h, na sala imersiva do MIS. A entrada é gratuita.

Domingo: Vem vadiar no museu – roda de capoeira com Mestre Urso Preto

A roda de capoeira “Vem vadiar no Museu”, conduzida pelo Mestre Urso Preto, que é realizada mensalmente no MIS, acontecerá de uma forma diferente no dia 29 de outubro (domingo). O momento terá início às 17h, na Praça do MIS, e todos os mestres e mestras estão convidados para ministrar, junto ao Mestre Urso Preto, um aulão infanto-juvenil, compartilhando um pouco de sua didática da arte da capoeira. Serão apresentados movimentos, acrobacias, esquivas e jogos da capoeira para incentivar a criançada a praticar. O acesso é gratuito.

Após o aulão, será realizada uma roda de capoeira com os mestres e mestras junto às crianças, pensando também nos ensinamentos que podem ser passados a partir do movimento mais prático da capoeira.

José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes, onde um dos principais objetivos é transmitir através da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.

Serviço

Museu da Imagem e do Som
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.
Funcionamento:
Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Entrada: gratuita
Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara

Casarão por dentro e por fora
Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: 15h às 17h
Local: casarão
Acesso gratuito
Inscrições podem ser feitas por ordem de chegada a partir das 14h na recepção do Casarão.

Sarau em Libras
Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: 16h às 18h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito

Toca no MIS
Data: 28 de outubro (sábado)
Horário: 18h
Local: sala imersiva
Acesso gratuito

20Dizer
Data: 29 de outubro (domingo)
Horário: 16h
Local: sala imersiva
Acesso gratuito

Vem vadiar no museu – roda de capoeira com Mestre Urso Preto
Data: 29 de outubro (domingo)
Horário: 17h
Local: praça do MIS
Acesso gratuito

Fonte da matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *