Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao neurologista André Pessoa
Por Lincoln Vieira

Marta Gonçalves divide a mesa da cerimônia com o homenageado. – Foto: Júnior Pio
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou o Título de Cidadão Cearense ao chefe do serviço de neurologia do Hospital Infantil Albert Sabin, o neurologista André Luiz dos Santos Pessoa. A cerimônia de entrega aconteceu durante sessão solene na manhã desta segunda-feira (24/02), no Plenário 13 de Maio.
A deputada Marta Gonçalves (PSB), autora do projeto de lei n.º 473/24 que concedeu a honraria, ressaltou que André Pessoa é um profissional que tem se dedicado a salvar vidas no Ceará. A parlamentar frisou que o neurologista construiu sua trajetória no Estado tendo se tornado referência em medicina neuropediátrica no Brasil.
“O André Pessoa nasceu no Rio de Janeiro, mas é cearense de coração. Ele deu a sua vida para se dedicar a cuidar de crianças com síndrome neurogenética e tem muito compromisso com a saúde infantil. Eu tive a honra de ser sua professora e, por isso, acompanhei seu talento e vocação. Conceder a honraria é reconhecer o seu amor pelo Ceará, terra onde construiu sua história e contribuição para o bem-estar dos cearenses”, destacou.
O neuropediatra infantil agradeceu a honraria, salientando que receber o título é um sonho realizado e que não é merecedor da homenagem. “Me sinto extremamente honrado porque eu nasci no Rio de Janeiro. Os meus pais vieram para o Ceará, por isso eu sempre me senti cearense. O Ceará é um berço de grandes talentos com destaque nacional, como Clóvis Beviláqua, Rachel de Queiroz, José de Alencar, Chico Anísio, Tom Cavalcante e Renato Aragão, portanto é uma honra receber. Eu estou muito feliz com um sonho realizado. Nunca esperei isso na minha vida, me sentir cearense de forma oficial”, afirmou.
.jpg)
André Pessoa ouve as palavras de afeto e de reconhecimento pelo seu trabalho no Ceará. Foto: Júnior Pio
A conselheira da Associação Cearense dos Advogados Trabalhistas (Aceatra) e membro da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), a advogada Rossete Lopes, que representou as mães com filhos com doenças raras, elogiou o trabalho de André Pessoa.
Para ela, o neurologista é um porto seguro para as mães no atendimento às crianças e adolescentes. A advogada contou que o modo como o especialista atende as crianças lembra o sertanejo ao enfrentar as dificuldades com fé e coragem.
“Seu nome sempre está nas conversas esperançosas com as mães atípicas, e quando nasce uma mãe atípica, nasce o desejo de ser atendido pelo Dr. André. Sua persistência, de forma incansável, sempre em busca de soluções nas dificuldades. Ele nunca volta de mãos vazias, mas traz acolhimento, esperança e cuidado”, elogiou.
A diretora-geral do Hospital Infantil Albert Sabin, Fábia Linhares, enalteceu a homenagem da Alece. Segundo a pediatra, a entrega da honraria foi justa e oportuna. “O André merece e nós ficamos muito felizes em ver a prata da casa, o nosso coordenador da neurologia pediátrica do hospital, receber a homenagem. Nós abraçamos a causa, e a homenagem é exatamente neste mês de fevereiro, o mês em alusão a doenças raras. Para nós, nos sentimos felizes de ver as crianças e adolescentes reconhecidos, acolhidos e respeitados com dignidade no atendimento do Dr. André”, exaltou.
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará