Associação Nossa Casa visita o Centro de Memória da Fazenda
Joziane Pontes, estagiária sob supervisão da jornalista Vanessa Alves – Ascom Sefaz – Texto
Joziane Pontes e Daniel Magalhães – Foto
Entidade, que acolhe pessoas em tratamento oncológico, é participante do programa Sua Nota Tem Valor
O Centro de Memória da Fazenda (CM), equipamento cultural da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), recebeu, nesta quarta feira (30/10), um grupo da Associação Nossa Casa, entidade filantrópica de assistência social a pessoas com câncer vindas de municípios do interior do estado para realizar tratamento no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio).
Durante a visita, os participantes conheceram as exposições do equipamento, que contam a história do Fisco cearense e a dinâmica atual de arrecadação e fiscalização de tributos, bem como o vitral histórico da escadaria da Sefaz. Também tiveram a oportunidade de ver a exposição de curta duração “Duzentos anos da Confederação do Equador: um tributo a Bárbara de Alencar”, instalada na Praça dos Fazendários, que, assim como o CM, fica na sede principal da fazenda.
Na segunda parte do encontro, o grupo participou da oficina “Memórias”, na qual foi convidado a retratar elementos importantes na construção das próprias trajetórias de vida. Os desenhos expressaram a saudade da rotina do cotidiano e a esperança de retomá-la.
Memórias, afetividade e cultura
A coordenadora do Núcleo Educativo do Centro de Memória da Fazenda, Ana Paula Gomes Bezerra, destacou a importância da visita. Para ela, “o grupo trouxe leveza e alegria ao CM. Foi um momento único de interação entre os visitantes e a equipe educativa, marcado por uma partilha de memórias e afetividade no momento da oficina”.
O visitante Antônio Oliveira expressou o apreço por espaços culturais e a maneira como a experiência no CM foi significativa. “A visita foi ótima. Dou nota mil. Gosto muito de saber mais sobre os acontecimentos históricos e foi muito especial conhecer as exposições daqui. Fomos bem acolhidos por toda a equipe”, relatou. A visita também marcou a celebração do último dia de tratamento oncológico de Antonino. “Quero voltar aqui com meu filho para ele conhecer a beleza desse lugar”, afirmou.
A terapeuta ocupacional do Crio e monitora na Associação Nossa Casa, Patrícia Citó, planejou a visita após conhecer o Centro de Memória pelas redes sociais da Sefaz. “Já visitamos outros espaços culturais com a turma, mas o acolhimento que tivemos aqui é marcante. É possível ver nos rostos da turma o clima de descontração e a felicidade de estar aqui”, destacou.
A nutricionista da associação, Karine Almeida, ressaltou a importância da parceria da entidade com o Sua Nota Tem Valor. “Convidamos todos os nossos pacientes a se cadastrarem no programa e já tivemos casos de premiação. Essa parceria é muito importante para nós. Trazer os pacientes aqui é também mostrar esse outro lado da Sefaz, mais humano e cultural”.
Fonte: Governo do estado do Ceara