BNB apresenta à Alece resultados alcançados no Ceará no primeiro semestre
Por Márcia Feitosa
Superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliana Brasildestaca números e projetos que impactam no Estado
O Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu a superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Eliana Brasil, nesta quarta-feira (18/09), para apresentação dos resultados alcançados pela instituição no primeiro semestre de 2024, no Ceará. O Conselho também apresentou seus projetos, no Salão Nobre da Casa, e entregou o Pacto pelo Saneamento e a Agenda Estratégica do Pacto pelo Pecém aos representantes do banco.
Eliana Brasil ressaltou que os programas de microcrédito são os carros-chefes da ação do BNB, no Estado. De acordo com números apresentados por ela, o Crediamigo tem mais de dois milhões de clientes ativos em 2,4 milhões de operações, no Estado, de janeiro a agosto, com um ticket médio de R$ 3 mil. Já o programa Agroamigo tem 1,3 milhão de clientes ativos, com 585 mil operações, chegando a R$ 5,12 bilhões contratados no mesmo período.
“Já era uma vontade de vir fazer uma apresentação do nosso trabalho. Temos um trabalho dinâmico, que gera desenvolvimento em todo o Estado. Solicitamos essa agenda, porque o Banco do Nordeste quer estar próximo do Legislativo, do povo e se alinhar a alguns projetos, como esses que foram apresentados pelo Conselho. Esse momento também é uma prestação de contas para mostrarmos o impacto das nossas ações”, afirmou Eliana Brasil.
O deputado De Assis Diniz (PT), membro do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e solicitante da agenda, avaliou o encontro como muito positivo e disse que os números mostram a força econômica de investimentos no Estado. Segundo ele, para além de alguns temas que demandam grandes investimentos, como o Hidrogênio Verde, Saneamento e Transnordestina, foi discutido o impacto direto do crédito e do microcrédito na vida dos cearenses.
“Esse é o crédito que vai lá na ponta, que chega ao comerciante, ao agricultor e impacta diretamente o desenvolvimento de pequenos negócios. Queremos parcerias como esta, para desenvolver a cidadania do Ceará, queremos aumentar o ticket médio do investimento, do crédito. A renda e o trabalho estão diretamente vinculados a um papel do Estado e o fomento que o banco desenvolve é fundamental”, afirmou De Assis.
Também participaram da reunião os deputados Sérgio Aguiar (PDT), Nizo Costa (PT) e Alysson Aguiar (PCdoB). A secretária-executiva do Conselho, Luíza Martins, esteve presente e afirmou que, por meio do encontro, a Alece pôde conhecer o que o Banco do Nordeste produziu em termos de desenvolvimento econômico, para a vida dos cearenses.
“Alguns projetos da Casa, que são estratégicos, precisam dessa articulação com várias instituições, inclusive o BNB. Podemos citar o exemplo do programa Renda Gera Renda, que é importante introduzirmos o Crediamigo, um produto interessante do banco. A vinda da superintendente à Casa, nomeadamente ao Conselho de Altos Estudos, promove esta maior aproximação com o banco e seus projetos”, afirmou.
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do ceara