CBMCE participará da III Simulação Regional de Resposta a Desastres e Assistência Humanitária

Foto: Reprodução

Texto: Divulgação

O 1º Tenente, Marlos Amaury Castelo Bezerra Filho, do CBMCE, integrará equipe brasileira

O CBMCE enviou, nesse sábado (10), um militar da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento para participar da III Simulação Regional de Resposta a Desastres e Assistência Humanitária, organizada pelo Centro de Coordenação para a Prevenção de Desastres na América Central e República Dominicana (CEPREDENAC), do Sistema de Integração Centro-Americana (SI-CA), que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de junho, no Panamá.

O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), no sentido de desenvolver Equipes Humanitárias de Respostas e Desastres, por meio de um Processo de Acreditação Nacional, em parceria com o Governo Federal, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), decidiu por enviar oito oficiais das cinco regiões do país.

O evento contará com a participação de 12 países da América, Europa e Ásia, que serão distribuídos em grupos especializados em atender ocorrências de extrema complexidade. Uma equipe brasileira será enviada ao Panamá para participar do referido evento e contará com oito militares de outras Instituições Militares do Brasil: dois de Minas Gerais, um do Mato Grosso, um de São Paulo, um do Paraná, um do Espírito Santo, um do Ceará e um do Exército Brasileiro.

Os militares participarão de simulações envolvendo Incidentes com Vítimas em Massa (IVM), provenientes de terremotos de magnitude 7.5, ondas tropicais (tsunamis), estruturas colapsadas (BREC), incêndios estruturais, riscos biológicos, ataques cibernéticos, dentre outros.

Segundo o 1º Tenente, Marlos Amaury Castelo Bezerra Filho, do CBMCE, que foi um dos escolhidos para integrar a equipe brasileira, “o evento será de extrema importância para que os Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil possam aprender novas técnicas e diretrizes em casos de incidentes de tais magnitudes, bem como, ampliar o conhecimento da doutrina e dos processos NAP, IRNAP e IEC, preconizados pela INSARAG/ONU”. Ele ressalta ainda a importância deste evento para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, pois eleva ainda mais o conhecimento operacional, gerencial e organizacional em sinistros de grande vulto.

Importante frisar que o CBMCE possui, em sua estrutura organizacional, uma Companhia Especializada em ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, a 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento, que atualmente conta com um efetivo de 26 especialistas nesse tipo de sinistro e mais outros 30 especialistas militares espalhados por todo o Ceará.

Fonte da Matéria:https://www.ceara.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *